Centec participa da apresentação do ‘Carro voador’

Image

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, esteve presente no evento de apresentação do protótipo do eVTOL Genesis X-1, um automóvel voador elétrico que está em produção no Ceará, desenvolvido pela startup brasileira Vertical Connect e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), tendo o Centec como um dos apoiadores.

O Genesis X-1 é uma aeronave de decolagem e pouso vertical elétrica que foi projetado para ser uma alternativa eficiente e segura de locomoção em centros urbanos. O veículo tem capacidade para duas pessoas e pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. A empresa Vertical Connect espera que o veículo esteja pronto para entrar em produção em 2024.

“A expectativa é que esse tipo de meio de transporte revolucione os deslocamentos urbanos, abrindo caminho para a era dos carros voadores. O futuro da mobilidade urbana está decolando, e o estado do Ceará com o Genesis X-1 está na vanguarda dessa emocionante transformação”, apontou Acrísio.

O evento ainda contou com a presença do Reitor do IFCE, Wally Meneses, o Reitor do ITA, Anderson Correia, o empresário Beto Studart e o CEO da Vertical Connect, Ruan Carlo Ferreira e o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho.