Qualificar+

 

O Qualificar+, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria do Trabalho e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), é um projeto inovador e transformador de inclusão para vida e trabalho por meio de qualificações com foco no emprego e renda.

Reconhecemos que a inclusão social e a igualdade de oportunidades são valores fundamentais em uma sociedade justa e progressista. Para atingir nossos objetivos, propomos uma estratégia abrangente nas 14 Regiões de Planejamento do Estado do Ceará para promover a inclusão social-digital e a inserção produtiva de grupos historicamente marginalizados.

Muitos cearenses enfrentam barreiras significativas ao ingressarem no mercado de trabalho, seja por falta de qualificações adequadas, falta de oportunidades de aprendizado ou discriminação injusta. O Qualificar+ visa enfrentar esses desafios de frente, fornecendo as ferramentas necessárias para que todos possam participar plenamente da vida econômica e social do país. Investiremos na oferta de qualificação com cursos presenciais e à distância (EAD) com o uso de laboratórios para experiências práticas, adaptados às necessidades do mundo do trabalho.

Serão ofertados cursos por meio de associações, sindicatos, cooperativas e a rede de ensino, ciência e pesquisa do Centec através dos CVTs, CVTECs e FATECs, dando atenção especial aos grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negro, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Entendemos que esse investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado, pois um mercado de trabalho mais inclusivo e qualificado resultará em maior produtividade, inovação e prosperidade para todos.