​Rede CVT celebra 25 anos com revitalização de prédio histórico em Limoeiro do Norte

Image

A Rede formada pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (Rede CVT), responsável por expandir o ensino profissionalizante e a extensão tecnológica pelos municípios do Ceará, completa 25 anos em 2022 e celebra a data de uma forma muito especial.

O evento será realizado no CVT Limoeiro do Norte, que passou por amplo processo de revitalização de suas instalações – um prédio histórico no Centro da cidade. A unidade é um dos pioneiros da Rede, junto com o CVT Jucás – ambos inaugurados em 1996. A festa acontece no dia 02 de dezembro a partir das 19 horas e vai contar com momentos de homenagens e atrações culturais.

“Ao longo desses 25 anos, o CVT Limoeiro do Norte se tornou muito importante para a região do Baixo e Médio Jaguaribe, sobretudo oferecendo qualificação na área de Tecnologia da Informação. Com a revitalização das instalações, vamos incorporar novos cursos em diferentes áreas, de forma a fazer com que a população esteja cada vez mais presente e para que possamos ampliar o desenvolvimento econômico da região”, destaca o presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Silas de Alencar.

O Instituto, fundado em 1999 a partir da expansão dos CVTs por outros municípios, é responsável por manter 28 CVTs, três Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) e duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

“A rede de CVTs espalhada pelo Ceará contribuiu e tem contribuído, de forma permanente nesses 25 anos, com a formação e a capacitação daqueles que mais precisam da presença de uma ação e da política pública do Estado. A Secitece tem apoiado de maneira decisiva para o fortalecimento dos CVTs, por meio de um contrato de gestão firmado entre a Secretaria e o Instituto Centec”, reforça o secretário da Secitece, Carlos Décimo.

O ex-deputado federal e ex-secretário da Secitece, Ariosto Holanda, é um dos homenageados na celebração dos 25 anos da Rede CVT pela sua atuação na concepção e implantação dos primeiros CVTs no Ceará. O modelo de ensino profissionalizante se tornou referência de ensino profissional pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e foi replicado por todo o país.

“Ariosto Holanda foi sonhador e visionário ao mesmo tempo ao pensar essas estruturas de capacitação profissional para a população cearense. Os CVTs não se limitam apenas a promover cursos e formar profissionais. Eles são locais de convivência e de acolhida que estimulam as pessoas a irem em busca de seus sonhos”, ressalta a coordenadora do CVT Limoeiro do Norte, Conceição Coelho.

Além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que duram em média dois meses, os CVTs também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade. As unidades também promovem parcerias institucionais diversas de forma a amplificar o alcance de suas ações.

“As ações dos CVTs são pensadas com a perspectiva de oferecer à população, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oportunidade de inserção e crescimento no mercado de trabalho, seja ocupando vagas em empresas, seja atuando de forma autônoma”, explica o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima.

SERVIÇO

Celebração dos 25 anos da Rede CVT

Dia 02 de dezembro de 2022, às 19 horas

CVT Limoeiro do Norte (rua Cônego Bessa, 2381, Centro, Limoeiro do Norte CE)

Mais informações: 88 99651 0029

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br