Plano de Desenvolvimento é entregue aos empresários do APL de reparação automotiva de Tabuleiro do Norte

Image

O Plano de Desenvolvimento criado pela equipe do programa Impulsiona Ceará para o Arranjo Produtivo Local (APL) de reparação automotiva, identificado em Tabuleiro do Norte, foi entregue na última quarta-feira (21) aos empresários e autoridades locais. Durante a fase de mapeamento, foram localizadas 51 empresas que geraram 356 empregos diretos. O setor é a principal atividade econômica do município.

O coordenador de Comunicação e Marketing do Instituto Centec, Klécio Gonçalves, esteve na cerimônia, representando o diretor-presidente, Acrísio Sena, e falou da importância da reabertura do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da cidade, para aperfeiçoar a qualificação profissional local e alavancar o APL.

“O CVT de Tabuleiro do Norte vai ser reaberto e o curso inaugural deve ser de manutenção de caminhões, exatamente para atender a vocação da região. A qualificação profissional de qualidade, sem dúvida, será um diferencial para o desenvolvimento deste APL”, disse Gonçalves.

A gerente de Desenvolvimento Municipal e Regional da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Darcyla Lima, ressaltou que o Impulsiona Ceará tem como objetivo movimentar as cadeias vocacionais do Estado e fazer com que os APL tenham mais visibilidade.

“Nosso objetivo com o programa Impulsiona Ceará era dar vez e voz aos pequenos e médios produtores, para que eles percebam a importância deles para o desenvolvimento do Estado. Dos 184 municípios, Tabuleiro do Norte foi contemplado como um dos APL priorizados para receber esse estudo econômico detalhado, que é o Plano de Desenvolvimento. Esse documento é um norte, que deve servir para tomadas de decisões e para o planejamento desta vocação do município”, afirmou.

O pesquisador do Instituto Centec, Felipe Pinto, apresentou o plano detalhando as principais oportunidades e desafios que os empresários têm pela frente. “As empresas que analisamos têm, em média, 23 anos. Cerca de 55% delas são geridas pela família proprietária. Isso demonstra que Tabuleiro do Norte tem negócios consolidados e um potencial muito grande para expandir ainda mais a qualidade dos serviços prestados em caminhões pesados”, disse.

Os principais serviços prestados pelas oficinas de Tabuleiro do Norte são de funilaria, lanternagem, pintura, borracharia e serviços de automecânica. No entanto, também há mecânicos especializados na parte de injeções eletrônicas e automação em geral. O Impulsiona Ceará oferece consultorias para ajudar as oficinas a atenderem de forma mais inovadora e moderna.


Foto: Orlando – Prefeitura de Tabuleiro do Norte

Parceria
O prefeito Rildson Vasconcelos esteve na cerimônia e disse que está pleiteando outros melhoramentos para o município, junto ao Governo do Ceará, que devem otimizar o desenvolvimento do APL. Entre os projetos estão a revitalização das rodovias estaduais que cortam a cidade e o funcionamento do Polo Multissetorial concedido pela Adece.

“Queremos agradecer ao presidente do Centec, Acrísio Sena, pela reabertura do CVT. É um passo muito importante para nossa cidade. Vamos manter essa parceria e, em breve, outros cursos, além do de Manutenção de Caminhão, serão ofertados pelo Centec”, disse o prefeito.

Impulsiona Ceará
O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br