Pesquisadores da Fatec Cariri avaliam resistência do BRS Capiaçu à salinidade

Image

Considerada uma das melhores forragens para gado atualmente, o BRS Capiaçu é fruto de um melhoramento genético do chamado capim-elefante desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite durante 20 anos e lançado em 2016.

A cultivar se adapta bem às condições edafoclimáticas (água, temperatura, radiação solar, macro e microminerais) da região sudeste do Brasil, mas ainda não existem dados precisos sobre o comportamento dela na região do Semiárido Brasileiro. Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri pretende chegar a esses dados.

No campus da unidade, localizada em Juazeiro do Norte, professores e alunos bolsistas se dedicam a realizar uma série de testes com o BRS Capiaçu, dentre eles a avaliação dos efeitos do estresse salino na planta através de diferentes níveis de salinidade na água de irrigação.

Segundo Samila Lisboa, aluna do curso de Irrigação e Drenagem da Fatec Cariri e bolsista de iniciação científica da Funcap, o objetivo primeiro da pesquisa é orientar os pequenos produtores sobre a melhor forma de prover alimentação para os animais utilizando o BRS Capiaçu.

“É muito comum o pequeno produtor cavar um poço e dizer: olha, essa água é tão salgada que nem o gado quer beber. Então, com base nesse tipo de queiza, nós reproduzimos diferentes níveis de salinidade em laboratório para saber até onde o Capiaçu se adapta. Para poder fazer uma indicação a esses produtores, precisamos ter certeza. Dessa forma, analisando a água de que ele dispõe para irrigação, eu posso indicar qual a forragem mais adequada.”

Sobre o Instituto Centec

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.