Para coordenador do Centec, Inteligência Artificial “abre portas para formas inimagináveis de inovação”

Image

“Hoje, a Inteligência Artificial (IA) não só emula capacidades humanas em computadores, mas abre portas para formas inimagináveis de inovação e criatividade.” A afirmação é do coordenador de inovação do Centec e do CVT Fortaleza, Alan Kardec. Ele foi mediador do painel “DIY (Do it Yourself): IA Generativa – Operando o Bard e o Chat GPT Painel Interativo”, integrante da programação do Futura Trends, evento organizado no dia 29 de setembro pelo Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha.

“A IA tem raízes profundas, com suas origens rastreáveis até a antiguidade, onde autômatos e ideias de ‘máquinas pensantes’ eram material de lendas e mitologia. No entanto, foi apenas na metade do século XX que a IA começou a se tornar uma realidade científica”, explica.

Ele ressalta que os próximos passos devem levar à chamada IA generativa que, segundo ele, refere-se a sistemas que geram novos dados que se assemelham a um conjunto de dados de entrada, podendo se manifestar na criação de imagens, textos, música e muito mais.

“A IA generativa, embora em sua infância, está redefinindo as fronteiras da inovação e criatividade. Ao participar do Futura Trends, é evidente que estamos apenas arranhando a superfície do que é possível. Com investimento, pesquisa e uma abordagem ética, o futuro da IA generativa é ilimitado.”

Com o tema central “A evolução e os limites éticos da inteligência artificial: nós x eles”, o Futura Trends, segundo Kardec, continua sendo palco de debates relevantes e consagra-se entre os melhores eventos com foco em altos estudos da região Nordeste. “Desfilam anualmente no seminário estudos sobre tendências, inovação, trabalho, gestão e governança pública e privada. A programação da edição 2023 trouxe a urgente discussão sobre os desafios e oportunidades da adoção das ferramentas de inteligência artificial.”

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br