Novo serviço instalado no CVT Beberibe auxilia população em assuntos financeiros

Image

Orientações sobre Declaração de Imposto de Renda, regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e abertura de empresa na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) são alguns dos serviços prestados pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que funciona no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Beberibe.

Inaugurado no último dia 20, o NAF no município é um projeto de extensão que reúne o CVT, a Prefeitura Municipal, a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Universidade Aberta do Brasil, cujo polo Beberibe funciona no CVT.

“As tratativas para a implantação do NAF em Beberibe iniciaram devido ao nobre papel desempenhado pelo núcleo em prestar assistência contábil e fiscal gratuita, principalmente para as pessoas que mais precisam, e pela importância de o polo UAB cumprir o tripé ensino-pesquisa-extensão. Junto a isso, vieram o interesse da Uece em interiorizar o serviço e a necessidade de criar campo de estágio para os futuros contadores”, relata a coordenadora do CVT/Polo UAB Beberibe, Virgínia Tavares.

Sob orientação da Receita Federal, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Uece, que estudam em Beberibe na modalidade Educação à Distância por meio da UAB, recebem capacitação para auxiliar a população sobre demandas contábeis e fiscais de forma gratuita.

“Recebemos desde demandas de pessoas que estão na malha fina, pessoas que são intimadas pela Receita e não podem ir à capital resolver a situação até a criação de MEI. Resolvemos todas essas questões com facilidade”, explica o coordenador do NAF, Aldemir Freire Moreira. Beberibe é um dos cinco polos de Educação à Distância (EaD) da Uece que possuem uma unidade do NAF, além de Fortaleza.

O professor, que coordena o curso de graduação em Ciências Contábeis EaD da universidade, destaca que o NAF também tem o objetivo de estimular a consciência fiscal e tributária dos cidadãos e qualificar os futuros profissionais contadores em ações práticas da profissão.

“Nas unidades do interior, chegamos a ter 20 alunos atuando em diferentes turnos. Eles são treinados pela Receita Federal e conseguem, por meio do NAF, cumprir exigências curriculares como estágio supervisionado. Além disso, participam de outros cursos promovidos pelos professores que atuam no núcleo.”

SERVIÇO

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de Beberibe
Atendimentos presenciais de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã, tarde e noite, e na sexta-feira, nos períodos manhã e tarde
Rua José Bessa, 299, Centro – Beberibe CE
Telefone: 85 99620 5208
Email: nafbeberibe@gmail.com
Instagram: @nafbeberibe

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br