Instituto Centec integra pacto de cooperação para qualificar população de São Gonçalo do Amarante

Image

Cerca de 1,3 mil pessoas começarão a ser capacitadas em São Gonçalo do Amarante a partir do segundo semestre deste ano em cursos envolvendo temas como energias renováveis e Tecnologia da Informação.

O compromisso foi firmado nesta quinta-feira, 1°, como parte de um pacto que une Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

O objetivo dos parceiros é unir esforços para proporcionar capacitação em profissões que possuem alta demanda no municípioonde está instalado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e na nova agenda de desenvolvimento do Ceará, que contém ainda telecomunicações, segurança do trabalho, logística e gastronomia, dentre outras. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante irá investir inicialmente R$ 900 mil na oferta de cerca de 50 cursos gratuitos, que terão como público-alvo prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregados, jovens e mulheres.

A solenidade foi realizada no auditório da Escola Municipal Maria do Socorro Gouveia diante de um público formado majoritariamente por estudantes das escolas de Ensino Médio do município.

“O público desse evento não poderia ser diferente. Abracem essa oportunidade. Vocês estarão estudando e haverá sempre alguém dizendo qual caminho seguir. Os parceiros estão estudando as demandas para que, quando o hidrogênio verde começar a dar resultados, nós possamos dizer: ‘Ei, São Gonçalo tem mão de obra qualificada, não precisa importar’. Estamos com os melhores e vamos em busca do que antes era desconhecido, hoje é real e amanhã será concreto”, destacou Magnólia Rocha, secretária do Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante.
O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, reafirmou a disponibilidade do Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante para receber os alunos dos novos cursos e informou que as formações terão início com o curso de montagem e manutenção de placas solares. “Estamos diante de um momento histórico, com a possibilidade de agregar agências formadoras, empresários e esse exército de jovens ávidos pelo primeiro emprego e por suas carreiras profissionais. Todos têm uma expertise para colaborar com um pacto que será modelo para os demais municípios cearenses.”
Francisco Alex, de 17 anos, foi um dos estudantes do Ensino Médio que acompanharam a firmação do pacto. Interessado em Tecnologias, ele demonstrou interesse em fazer parte dos cursos. “À primeira vista, o pacto é interessante para ajudar a sociedade e nós, estudantes. Os cursos vão nos ajudar a estar preparados para o emprego. Tenho interesse em Tecnologias e o hidrogênio verde é uma novidade, uma proposta que futuramente será boa para o crescimento do país.”
 
A fala de Paulo André Holanda, superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) e diretor regional do Senai Ceará, corrobora com a afirmação do estudante. “Todo esse arcabouço de possibilidades, com um ensino de qualidade voltado para o mercado de trabalho, faz a qualidade da educação e a renda municipal subirem. Quando a cadeira do hidrogênio verde estiver desenvolvida, vocês é que terão a mão de obra qualificada, o que vai influenciar inclusive na distribuição de renda.”
 
Durante o evento, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, comprometeu-se a destinar para as ações do pacto R$ 1 milhão em 2024. “Hoje estamos dando o pontapé. Queremos articular com os empresários locais para que eles invistam nesse esforço e possamos chegar também aos municípios do entorno. O Centec vai nos entregar o CVTec e vamos cuidar desse espaço em parceria com todos. Queremos ser um espelho e agregar todos para o bem comum do povo cearense. A palavra ‘sonhar’ é muito importante para vocês, jovens, mulheres e pessoas acima dos 30 anos. Queremos atingir todos esses públicos com oportunidades.”

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br