Hub Cultural Porto Dragão e Centec abrem inscrições para cursos gratuitos de sonorização e produção de shows e eventos artísticos

Image

Realizadas em parceria com o Iatec Fortaleza, as formações têm início em novembro de 2023 e seguem até março de 2024, com emissão de certificado de qualificação

O Hub Cultural Porto Dragão – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – e e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec), oferecem duas formações gratuitas voltadas para as áreas técnicas da Cultura, com foco na qualificação de profissionais interessados.

Estão abertas as inscrições para os cursos “Sonorização de shows e eventos artísticos” e “Produção de shows e eventos”, realizados em formato híbrido: online, na plataforma virtual Centec Academy, e presencial, no Hub Cultural Porto Dragão. Os interessados podem se inscrever através do site ead.centec.org.br até o dia 29 de outubro. O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição.

São oferecidas 25 vagas para cada curso, com aulas iniciando no dia 6 de novembro de 2023 até o dia 4 de março de 2024. As formações são totalmente gratuitas e preveem emissão de certificados. Conforme regulamento dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), para fins de certificação será considerado aprovado o estudante que obtiver no mínimo 75% de frequência, sendo este reconhecido nacionalmente.

As formações são realizadas em parceria com o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec Fortaleza), e conta com a articulação institucional da Secretaria da Diversidade (Sediv) e da Secretaria de Igualdade Racial (Seir) do Ceará.

 

FORMAÇÕES

O curso “Sonorização de shows e eventos artísticos” (162h/a) oferece uma ampla formação na área, abrangendo desde os conceitos básicos de som e acústica e a configuração e operação de equipamentos, até as técnicas avançadas de mixagem ao vivo. As aulas serão realizadas no período da manhã (das 9 horas ao meio-dia).

Já o curso “Produção de shows e eventos” (162h/a) promove uma ampla formação que contempla desde a organização e logística da produção executiva e a captação de recursos e leis de incentivo, até a prática da produção de um evento. As aulas acontecerão no período da noite (das 18 às 21 horas).

Ambos possuem unidades curriculares básicas em comum, tratando de assuntos como Ética, Cidadania e Empreendedorismo. Os selecionados para a formação em sonorização se aprofundarão em temas como Áudio Fundamentos, Áudio Equipamentos, Técnicas de Sonorização e Roadie. Em produção, serão abordadas Produção executiva de shows e eventos, Logística de produção, Direção de palco e produção técnica, Captação de recursos e Leis de Incentivo, e Gestão e planejamento de eventos na prática.

Fundamental para o desenvolvimento e o aprimoramento de atividades culturais, a formação permite a qualificação de profissionais que poderão atuar de forma mais eficiente na promoção e na difusão das artes e da cultura. Dessa forma, o Porto Dragão e o Centec entendem que uma formação especializada auxilia a gestão e a manutenção de patrimônios culturais, além de reforçar a qualidade e a segurança das atividades desenvolvidas na área.

A realização destes cursos almeja não somente a especialização de novos agentes culturais, mas o fortalecimento e a valorização dos produtos artísticos produzidos no Ceará, movimentando a geração de emprego e renda na área cultural do estado.

 

COMO SE INSCREVER

Todas as inscrições são feitas por meio do site ead.centec.org.br. Ao acessar a plataforma, o interessado deverá clicar no banner das inscrições para os cursos de Sonorização e Produção de shows e eventos.

Em seguida, é necessário realizar um cadastro. É recomendada a utilização de um endereço de email que seja consultado com frequência, pois o link de acesso às aulas ao vivo e o certificado digital, caso você seja aprovado, será enviado sempre por email.

Após a escolha do curso em que deseja se matricular, sendo possível se matricular e fazer apenas um por vez, basta fazer o upload da documentação solicitada: RG e CPF; Comprovante de residência; Comprovante de renda familiar; Comprovante de cadastro no Auxílio Brasil; Comprovante de cadastro no Mais Infância, se for cadastrado; Certificado ou histórico de escolaridade; e Foto no estilo 3×4.

No fim, é só aguardar o envio do e-mail de comprovação da inscrição e do link de acesso às aulas.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br