Em uma noite repleta de simbolismo, emoção e reconhecimento, a Faculdade de Tecnologia Centec Sertão Central (Fatec Sertão Central) realizou, na sexta-feira (16), a solenidade de colação de grau dos formandos do semestre 2024.2. O evento reuniu familiares, amigos, professores, gestores e autoridades para celebrar a conclusão dos cursos técnicos e superiores oferecidos pela instituição localizada em Quixeramobim, no coração geográfico do Ceará.
A cerimônia foi presidida pelo diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Cleyton Monte, que parabenizou os formandos e destacou a importância da formação técnica e tecnológica para o desenvolvimento regional. “Hoje é o encerramento de um ciclo e o início de outro ainda mais desafiador, que é a vida profissional. Temos a satisfação de promover um ensino pautado nas demandas regionais e tenho certeza que, da mesma maneira que o conhecimento provocou transformações na vida de cada um, esse conhecimento será difundido por meio da atuação de vocês no mercado de trabalho”, afirmou.
O diretor da Fatec Sertão Central, Cláudio Gonçalves, também fez uso da palavra e ressaltou o papel da instituição na construção de novas trajetórias. “Esta colação de grau evidencia o trabalho da Fatec Sertão Central através do Instituto Centec e dos esforços dos nossos professores, dos nossos alunos e também dos seus familiares na transformação de vida e na formação de profissionais.”
O momento também foi marcado pela apresentação musical do saxofonista Wanderson Gabriel Silva de Oliveira, que emocionou os presentes com uma performance especial em homenagem aos formandos.
Em discurso representando a turma, a formanda Angelita Soares da Silva, do curso de Tecnologia em Alimentos, fez um relato comovente da trajetória dos colegas. “Nossa jornada foi coletiva, mas também profundamente individual. Cada um aqui trilhou um caminho diferente. Teve colegas que choraram com os cálculos, outros com os relatórios de estágio. Alguns descobriram novas paixões, outros confirmaram que estavam mesmo na área certa. Teve quem precisou trabalhar durante o curso, quem enfrentou perdas, dificuldades emocionais, desafios familiares, mas mesmo assim persistiram. Isso mostra que a força que carregamos dentro de nós é maior do que imaginávamos. E uma coisa é certa: todas as trajetórias foram válidas, todas merecem ser celebradas.”
O formando Antônio Jovane, do curso Técnico de Nível Médio em Alimentos com Ênfase em Leite e Derivados, também expressou sua gratidão. “Sou aluno do curso em Alimentos com Ênfase em Leite e Derivados e venho expressar aqui minha gratidão à Fatec Sertão Central, que fez parte dessa jornada na minha vida. Hoje eu me encontro muito feliz, dando alegria aos meus familiares e todos aqui. Aos professores, quero agradecer também de coração, e agradecer ao Instituto Centec por estar proporcionando esse momento muito especial para a minha vida.”
Compuseram a mesa de honra o Diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Silas Barros de Alencar; o Diretor da Fatec Sertão Central, Cláudio Gonçalves Paulino; o coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, Fernando Sarmento; a coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, Sandra Maria Lopes dos Santos; a representante discente no Conselho Superior da Fatec, Valéria Cíntia Feitosa Barbosa; e o vice-prefeito de Quixeramobim, Rômulo Filho.
A Fatec Sertão Central é uma das unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), sendo gerenciada por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec — organização social responsável pela execução de ações de educação profissional e tecnológica no Estado.