Fatec Cariri promove oficina de reúso de águas cinzas para comunidade rural

Image

Buscando cada vez mais promover ações que envolvam a comunidade, a Fatec Cariri realizou na última quarta-feira (27), oficina de reúso de águas cinzas (águas servidas provenientes do banho, da lavagem de roupas e da lavagem de louças) com a comunidade rural de Caldas, em Barbalha. O momento possibilitou a troca de saberes em relação ao reúso das águas cinzas, explicando para a comunidade sobre as principais práticas de reutilização dessas águas, baseadas em projetos práticos aplicáveis para unidades unifamiliares.

A professora e  da Fatec Cariri e doutora em saneamento ambiental, Anielle dos Santos Brito, foi quem ministrou a oficina, apresentando à população de Caldas as principais unidades de tratamento das águas cinzas, incluindo desde ligações hidráulicas das residências, tratamentos preliminares com caixa de gordura e gradeamento, bem como a condução das águas cinzas pela tubulação para um sistema de filtro biológico com minhocário e posterior passagem por um tanque de reúso com sistema de bombeamento. A partir do tanque de reuso, foi possível apontar as principais alternativas de reutilização das águas cinzas tratadas, como o cultivo de hortas orgânicas e frutíferas.

“Esses momentos de levar formação para a comunidade e estar em contato com ela são de suma importância, uma vez que, a troca de saberes entre a comunidade e a faculdade contribui para o compartilhamento do conhecimento, no viés ensino, pesquisa e extensão, colaborando com um melhor entendimento das pessoas sobre o uso de alternativas ambientais e tecnológicas que possam gerar menores impactos ambientais no meio em que estão inseridas e promove o fortalecimento de práticas sustentáveis”, pontuou Anielle.

Outro sistema apresentado, pela professora, como alternativa de prática de reúso de águas cinzas foi o saneamento ecológico: tecnologia social Fossa Verde. Devido ao déficit hídrico e sanitário característico de comunidades rurais do semiárido nordestino, as “Fossas Verdes” assumem grande relevância e apresentam vantagens sobre os sistemas convencionais por conjugar baixos custos, fácil implantação e simples manejo. Esse tipo de sistema possibilita a reutilização das águas cinzas na agricultura e, por essa razão, contribui para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental das comunidades.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br