Dedicação e superação: alunos de comunidades de Canindé celebram encerramento de cursos itinerantes do Centec

Image

No distrito de Targinos, no município de Canindé, a realização do curso de qualificação profissional em Panificação envolveu mais pessoas do que os próprios alunos. A formação foi ofertada na localidade graças a uma parceria entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé, e lideranças comunitárias do distrito.

Na sede da associação comunitária, professores, pedagogos do Centec, alunos e demais moradores se mobilizaram para que as aulas, mesmo acontecendo fora da sede do CVT, acontecessem com a qualidade técnica necessária.

“Foi cedido o espaço de uma padaria para que as aulas práticas fossem realizadas, um morador disponibilizou sua geladeira para acondicionar os alimentos que precisam de refrigeração. Nós ficamos encantados e emocionados com a força de vontade de todos para fazer o curso acontecer”, relata o pedagogo do Centec, Manoel de Castro Neto.

Na última sexta-feira, 29 de setembro, os 27 alunos celebraram o encerramento do curso com quitutes produzidos pelos alunos. “Estavam todos muito entusiasmados. Durante o curso, eles aprenderam a desenvolver cardápios maravilhosos. Os cursos itinerantes são a forma de o Centec levar mais oportunidades para o sertão de Canindé”, ressalta a coordenadora do CVT Canindé, Jerinha Colares.

No mesmo dia, no Assentamento Todos os Santos, em Canindé, os alunos dos cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, de Manutenção Mecânica em Motocicletas e de Costureiro celebravam juntos o encerramento das aulas. Ao todo, 131 pessoas concluíram os cursos.

Emocionada, a aluna Maria Gerlania Medeiros Ferreira demonstrou sua gratidão pela oportunidade de desenvolver uma nova profissão. “Eu nunca tinha costurado. O curso foi um começo que vou levar para a vida inteira. Foram dois meses de muito aprendizado. Sinto-me muito grata pelo acolhimento que recebi aqui.”

A vice-presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Todos os Santos, Margarida Rodrigues Abreu, agradeceu a oportunidade. “A palavra é gratidão. Agradeço de coração a toda a equipe do CVT Canindé e do Centec. Agradeço a cada um dos alunos, que fizeram todo o esforço de passar esses dois meses estudando. Isso não tem preço, é uma alegria que não cabe no meu peito.”
Mantidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Centec, os CVTs promovem educação profissional com a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que incluem aulas teóricas e práticas. Também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade e promovem parcerias institucionais para ampliar o alcance de suas ações. Há 28 CVTs em diferentes cidades cearenses.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br