CVT Limoeiro do Norte rebatiza espaço com nome de artista plástica trans

Image

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Limoeiro do Norte rebatizou um de seus espaços com o nome da artista plástica trans Márcia Mendonça. O salão nobre, existente desde a década de 1990, já levava o nome da artista limoeirense, mas exibia seu nome de registro civil. Márcia morreu em 1998.

“Ela era uma artista completa, muito culta, falava várias línguas. Era muito respeitada em uma cidade que era sede do bispado, tinha seminário e escolas masculinas e femininas. Ou seja, ela conviveu com uma sociedade altamente conservadora e se impunha por ser uma artista conceituada”, relata Conceição Pinheiro, coordenadora do CVT Limoeiro do Norte e admiradora de Márcia Mendonça.

O CVT Limoeiro do Norte é uma das unidades mantidas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) que oferta cursos profissionalizantes gratuitos por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Artista

Nascida em 1949, Márcia Mendonça ganhou notoriedade por suas obras sacras, presentes na Catedral de sua cidade-natal e também em outras igrejas, como o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza. Na arte sacra, ela se especializou na estética cusquenha.

A artista também produziu esculturas e é autora da estátua de Dom Aureliano Matos, que foi bispo da Diocese de Limoeiro do Norte. Ela teve ainda papel relevante na produção do filme Milagre em Juazeiro (1999), dirigido por Wolney Oliveira, ao assessorar a equipe sobre assuntos religiosos.

No livro “A arte em dois mundos”, organizado por sua mãe Francisca Maia Mendonça e por sua irmã Marcise Mendonça Vital e publicado em 2007, há relatos da artista sobre os árduos caminhos que envolveram sua orientação sexual, dentre eles o da sua exclusão da Ordem dos Frades Menores, pela qual serviu como missionário no Maranhão. Em 1994, Márcia realizou cirurgia de redesignação sexual.

Seu envolvimento nato com as artes plásticas se ramificou por experiências em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Recife e Olinda. Na capital cearense, participou de edições do Salão de Abril. Entre os países onde viveu, estão França e Alemanha.

“Uma pessoa só existirá inteiramente e de verdade a partir do momento em que corajosamente decida quebrar as barreiras do preconceito para ser ela mesma e não o que os outros queiram que ela seja,” afirma Márcia Mendonça no livro A arte em dois mundos.

A iniciativa do CVT Limoeiro do Norte segue o exemplo das mudanças das denominações do Centro Cultural do município e da comenda entregue pela Câmara Municipal a personalidades de destaque na área cultural, que antes exibiam o nome masculino da artista. As renomeações foram feitas a partir de Projeto de Lei aprovado no Legislativo em 2020.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br