CVT Beberibe celebra alunos concludentes do curso de Libras

Image

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Beberibe realizou um momento de celebração para as turmas dos alunos que concluíram os Módulos 1 e 2, respectivamente, da Formação Básica em Libras. Mais de 100 pessoas se encontraram na noite desta segunda-feira, 17, em evento online de encerramento dos cursos, que têm carga horária de 80 horas.

O curso é uma das formações de qualificação profissional ofertadas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A coordenadora do CVT Beberibe, Virgínia Tavares, exaltou o compromisso e o engajamento dos alunos com as missão de promover a inclusão.

“Esse projeto não é só um curso, é muito mais. Vemos isso no resultado de cada aluno, no engajamento, na dedicação e na vontade de continuar aprendendo. Os resultados vão além da qualificação profissional, é um investimento na transformação de vidas tanto de quem se forma como de quem vai ser beneficiado nas comunidades com o trabalho desses profissionais. Eles se transformam em militantes e vão atrás da inclusão das pessoas surdas.”

A aluna Lindauvania Gomes ratificou o papel do curso para a sociedade. “Vamos levar uma rica bagagem de aprendizado e de conhecimento da nossa segunda língua, mas não só isso. Adquirimos histórias, vivências e companheirismos construídos durante as aulas. Por trás desse projeto, existem professores, coordenadores e existe uma instituição que vê a importância de oportunizar isso para a sociedade. Temos o papel de construir pontes para que a sociedade surda possa ir ao encontro da comunidade ouvinte e vice-versa.”

O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, destacou o fato de o curso possuir alunos de todo o Ceará e de ter engajado tão bem os participantes.

“Fiquei empolgado com as histórias narradas e com o nível pedagógico utilizado nas aulas, com tanta interatividade durante as atividades. Os 470 profissionais já formados por esse curso dão vazão a uma demanda histórica da comunidade surda, o que demonstra a justeza desses cursos, que vêm ao encontro dessa expectativa. É uma demanda das instituições ter esses profissionais para promover esse processo inclusivo.”

Acrísio acrescentou que, a partir da demanda apresentada pelos alunos durante o evento, o Centec vai estudar a possibilidade de realizar o módulo 3 da Formação Básica em Libras em 2024.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br