CTMC

Home CTMC

O Instituto Centec é o gestor do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC), por meio de contrato com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.

A unidade realiza o beneficiamento e oferece maior competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri. Esta iniciativa conquistou o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2018.

Para a execução do projeto, foram investidos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), da ordem de R$ 859.908,00. A reforma e adaptação do galpão durou cerca de um ano e custou R$ 431.777,27. A inauguração aconteceu no dia 4 de abril de 2018.

Com a nova unidade, há mais agregação de valor à Pedra Cariri, reduzindo perdas e viabilizando o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais. O CTMC é uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico e social na região.

Todo o material recebido pela unidade é triado e tem sua procedência e legalização registrada. Os fósseis possivelmente encontrados neste rejeito serão depositados no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri (Urca). A unidade terá auto-suficiência financeira através de recursos obtidos com o beneficiamento e comercialização de placas de calcário.

Endereço: Rodovia CE 166 – Distante 2km do Centro de Nova Olinda