Centec participa de workshop sobre Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional

Image

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, participou nesta quarta-feira, 18, do I Workshop “A atuação das instituições/empresas públicas federais na efetivação da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistemas Prisional e Socioeducativo”.

Com a presença de autoridades dos Governos estadual e federal, da Justiça e do setor privado, o evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e teve como intuito debater ideias para assegurar a aplicação das disposições da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (PNAT).

Instituído em 2018, o decreto visa ampliar e qualificar a oferta de vagas de trabalho e estimular o empreendedorismo e a formação profissional das pessoas presas e egressas do sistema prisional.

O Instituto Centec foi convidado para o evento para contribuir com a experiência de 24 anos promovendo educação profissional no território cearense. Neste ano, a instituição iniciou parcerias com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) para promover cursos voltados à qualificação profissional dos internos e educandos e à formação de professores e instrutores atuantes nos centros socioeducativos.

“A ressocialização passa primordialmente pela questão da oferta e das possibilidades de qualificação profissional e de inserção no mundo do trabalho. Creio que o Centec, junto ao Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] e à administração dos sistemas penitenciário e socioeducativo, montando uma estratégia de parceria, podem constituir grandes perspectivas e alternativas na geração de emprego, renda e empreendedorismo para essa população, que migra das unidades para voltar ao convívio na sociedade. Ter uma profissão é determinante para esse retorno e o Centec vai ao encontro dessas expectativas nos níveis estadual e nacional”, declarou Acrísio.

Ele acrescenta que o instituto já está dando andamento às primeiras experiências, a exemplo da realização do curso de Língua Inglesa para internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, iniciado em julho deste ano, e da criação de um curso na área de Tecnologias da Informação e Comunicação para educandos do sistema socioeducativo, além da formação para os professores que ficarão à frente desses cursos.

Entre os presentes na abertura do evento, estiveram o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Ilário Marques; o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque; o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda; e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região (TRT7), desembargador Durval Maia.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br