APL de reparação automotiva de Tabuleiro do Norte recebe consultoria para modernizar gestão de oficinas mecânicas

Image

Os mecânicos do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tabuleiro do Norte receberam uma consultoria focada em gestão financeira e formação de preços, para otimizarem o trabalho prestado pelas oficinas, reconhecidas em todo o Brasil pela qualidade dos serviços oferecidos para veículos pesados. A cidade fica no entroncamento da BR-116 com três rodovias estaduais e ao longo dos anos se tornou um polo de reparação automotiva.

Por meio do programa Impulsiona Ceará, os donos de oficinas foram qualificados para gerir seus negócios de forma mais eficiente e moderna. A vocação e o conhecimento da região sobre mecânica faz com que caminhoneiros que vêm de todas as regiões do País parem lá para realizarem revisões e reparos em seus veículos.

Além dos serviços tradicionais que já eram prestados, as novas gerações de profissionais têm maior interesse na automação dos caminhões, nos computadores de bordo e injeções eletrônicas modernas. Com isso, a cidade consegue, atualmente, realizar qualquer serviço de reparação de veículos pesados.

“É um conhecimento completamente enraizado. Além de ter excelentes mecânicos, a cidade também tem muitos caminhoneiros. A frota passa de mil caminhões. As oficinas são negócios que vêm sendo repassados por gerações e agora já despertam novos saberes e interesses nas novas gerações, como a parte de automação dos caminhões” disse Felipe Pinto, pesquisador do Instituto Centec, que atua no programa Impulsiona Ceará.

Ao todo, 12 empresários participaram da consultoria, para modernizar a gestão de seus serviços. “O tema da consultoria foi escolhido pelos próprios produtores. O sistema implantado pode ser adaptado para empresas menores, que ainda não estão utilizando plataformas online e também para as maiores, que já fazem todo o trabalho de gestão informatizado”, ressaltou Luana Bandeira, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Darcyla Lima, pontua a importância do APL para o Estado. “Com o Porto do Pecém e a movimentação cada vez maior da indústria no Ceará, é muito importante que veículos de grande porte encontrem esse tipo de serviço especializado no Estado. O serviço de reparação automotiva de Tabuleiro do Norte tem uma importância socioeconômica grande para a região”, afirmou.

Impulsiona Ceará
O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da SDE, em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.

Entre outras ações, estes APL recebem consultorias individualizadas e um plano de desenvolvimento elaborado pela equipe técnica do programa, pensando nos desafios específicos de cada arranjo. A interiorização do desenvolvimento é um dos objetivos do Impulsiona Ceará.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br