APL de fabricação de peças de motos de Russas recebe Plano de Desenvolvimento do programa Impulsiona Ceará

Image

A equipe do programa Impulsiona Ceará esteve em Russas, nesta terça-feira (20), para entregar o Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Local (APL) de fabricação de peças de motos. O programa realizou uma vasta pesquisa econômica no município, para promover o desenvolvimento da vocação do empreendedorismo local.

“O Impulsiona Ceará tem trazido o conhecimento da academia para a prática e essa iniciativa é muito importante para o Estado. O Instituto Centec está presente no Vale do Jaguaribe, também, com os Centros Vocacionais Tecnológico (CVTs) de Quixeré e de Limoeiro do Norte, levando cursos de qualificação profissional e conhecimento para pessoas de toda a região do Vale do Jaguaribe”, afirmou o coordenador de Comunicação e marketing (ASMC) do Centec, Klécio Gonçalves.

A gerente de Desenvolvimento Municipal e Regional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Darcyla Lima, esteve no evento e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito junto aos APL, desde 2021, por meio do Impulsiona Ceará.

“Dos 184 municípios do Estado seis foram selecionados para que tivéssemos um olhar diferenciado na cadeia vocacional. Hoje, estamos chegando ao final desse trabalho em Russas, entregando o plano de ações de desenvolvimento para os fabricantes de peças de motos e ficamos muito contentes com o quanto o APL cresceu e tem potencial para avançar muito mais”, afirmou Darcyla Lima.

O técnico do programa Impulsiona Ceará pelo Centec, Felipe Pinto, apresentou o Plano de Desenvolvimento e mencionou a vocação natural da cidade para inovar em peças e acessórios para motocicletas.

“Os outros grandes APL deste tipo que existem no Brasil, como em Manaus e em Blumenau, se formaram em razão da chegada de grandes montadoras na região. Em Russas, foi um movimento natural. É um fenômeno que aconteceu na cidade e que tem uma capacidade muito alta de expansão”, disse o pesquisador.

Trabalho conjunto
O delegado regional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material e Elétrico do Ceará (Simec), Roberto Sombra, falou sobre o trabalho conjunto que vem sendo feito entre o poder público, a iniciativa privada e os sindicatos da região.

“Há alguns anos temos percebido essa interiorização das ações de desenvolvimento que antes só aconteciam na Capital. Hoje, temos 63 empresas que fazem parte no Simec, no Vale do Jaguaribe, e que acreditam no fortalecimento conjunto do setor”, afirmou.

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, também participou da cerimônia de entrega do documento e elogiou o trabalho feito pelo programa no município. O gestor disse, ainda, que sua gestão apoia e incentiva o APL, tendo ciência da importância dele para a economia local.

“Temos feito uma gestão participativa ao lado dos empresários, dos pequenos negócios. Acredito muito em quem começa pequeno, mas pensa alto. Vamos continuar investindo e dando apoio a qualquer empresário que queira investir nessa cidade”, disse Gurgel.

Impulsiona Ceará
O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br