Apicultores de Crateús e Independência participam de oficinas de produção de bebidas à base de mel

  • 27 de fevereiro de 2025
Image

A doçura do mel de abelha vai muito bem em bebidas e drinks. A prova disso são as oficinas promovidas pelo projeto Impulsiona Ceará com apicultores de Crateús e Independência, onde foram compartilhadas as técnicas de produção do hidromel e da cerveja artesanal.

Ao todo, cerca de 50 produtores participaram das oficinas, que foram realizadas nos dias 18 e 19 de fevereiro como parte das ações do projeto no Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Crateús. O Impulsiona Ceará é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Diversificação

Segundo Wellington Franco, consultor responsável pelas atividades, a produção de bebidas à base de mel é uma das estratégias que podem ser adotadas pelos apicultores para diversificar sua oferta de produtos, além de serem itens de bom valor agregado.

“Com quatro quilos de mel, é possível produzir 20 litros de hidromel, que é um tipo de vinho. Já para a cerveja artesanal, são necessárias 800 gramas de mel. Cada litro de hidromel pode ser comercializado a 80 reais e o litro de cerveja, a 40 reais”, exemplifica.

As bebidas são uma das diferentes possibilidades de diversificação na cadeia produtiva da apicultura. No ano passado, os apicultores dos municípios participaram de oficinas para conhecer técnicas de criação de itens como sabonetes e velas artesanais e pano encerado para a conservação de alimentos.

As ações do Impulsiona no APL de Apicultura de Crateús são desenvolvidas em parceria com o campus Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com os campus Crateús e Boa Viagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Além das oficinas, foi implantado o projeto-piloto das colmeias inteligentes, que utiliza sensores para o monitoramento remoto de apiários. As primeiras unidades foram instaladas em novembro de 2024 em apiários de Crateús e Independência.

Dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os dois municípios produziram, juntos, 231 toneladas de mel de abelha, totalizando R$ 1,7 milhões. Esse APL envolve mais de 200 produtores de mel, segundo o IBGE.

Sobre o Impulsiona Ceará

O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

O Impulsiona Ceará conta com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Lorena Macedo

lorena.crispim@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Renan Honorato

renan.lima@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 99997-4026

E-mail:

comunicacao@centec.org.br