Alunos do CVT Canindé brilham em evento de encerramento de cursos

Image

A cidade de Canindé foi palco de um momento repleto de cores e emoção na sexta-feira, 14. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé realizou o evento Sertão Ativo, celebrando a conquista de 505 alunos, formados em 15 cursos promovidos pela unidade durante entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023. A solenidade marcou ainda o primeiro ano de reativação do CVT da cidade.

Além de beneficiar a população local, o CVT Canindé alcançou os municípios vizinhos de Aratuba, Itatira e Madalena por meio de parcerias com as prefeituras locais.

“A gente tem feito um trabalho com muito carinho para que o CVT chegue a mais pessoas, implantando esse projeto de descentralização. Hoje comemoramos 1.085 formados em um ano de reativação, com 15% de alunos empregados. São frutos de a gente saber que as pessoas querem se profissionalizar. Somos instrumentos para que essas pessoas busquem uma melhor qualidade de vida”, declarou Jerinha Colares, coordenadora do CVT Canindé.

O diretor de Extensão tecnológica e Inovação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Cleyton Monte, ressaltou o impacto e o exemplo do CVT para a região.

“A gente vê a transformação de vidas com os alunos que foram profissionalizados, com os professores. Vemos um CVT com sensibilidade social, que consegue chegar nas pessoas. Cabe a nós do Centec reforçar essas iniciativas e estimular outros CVTs para que tenham essa atividade pulsante e alegre.”

O Instituto Centec é responsável por manter 28 CVTs em diferentes municípios do Ceará, que realizam cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A titular da pasta, Sandra Monteiro, agradeceu a parceria das prefeituras da região e reforçou a importância dessa parceria. “Sabemos que a qualificação pode transformar o futuro das pessoas. É por isso que temos investido nesse tipo de ação, que tem possibilitado, ao longo dos anos, a mudança de vida de milhares de cearenses por meio da educação profissional “.

Durante a solenidade, os alunos formados pelo curso de Costureiro apresentaram peças produzidas durante as aulas. A coleção foi batizada de Design do Nosso Sertão e homenageou os Mestres da Cultura.

Presente no evento, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, destacou as presenças no evento da Mestra Dina e do mestre Getúlio Colares.

“Nós temos aqui essas duas pessoas de grande importância para o Ceará, o Mestre Getúlio, que cuida dos sinos, e a Mestre Dina, que representa a cultura sertaneja. São duas pessoas que merecem ser sempre celebradas pelos seus saberes e suas contribuições para nossa cultura.”

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br