Alunos do Centec lotam auditório do Sebrae em solenidade de certificação

Image

O encerramento de um ciclo e o início de uma jornada. A solenidade de certificação dos mais de 200 alunos formados pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) em Fortaleza, realizada na tarde de terça-feira, 12, no auditório do Sebrae, foi a expressão da transformação promovida pelas formações na vida dos alunos.

“São cursos que nos dão a oportunidade de entrar no mercado de trabalho com mais qualidade e que ajuda no amadurecimento de uma visão de futuro”, declarou Aldecina Florêncio de Sousa, que concluiu o curso de Costureiro.

Neste ano, os cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Centec aconteceram de forma itinerante em Fortaleza e Região Metropolitana e beneficiaram diferentes comunidades. As formações foram realizadas por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza.

Junto com os alunos dos cursos presenciais, também participaram da solenidade de entrega de certificados os concludentes das primeiras turmas dos cursos online de Hidrogênio Verde, Inteligência Artificial, Produção de Jogos e Noções de Processos Químicos Industriais.

Pluralidade

Segundo o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, a oferta de turmas da unidade saltou de duas para 26 em um período de 10 meses. Ele exaltou o papel dos professores nos resultados obtidos pela experiência itinerante e parabenizou os concludentes.

“O encontro da equipe técnica do Centec com professores e com os alunos presentes neste auditório é a expressão da nossa sociedade. Não temos corte geracional nem restrições quanto à escolaridade e renda. Esse encontro de realidades distintas revela a pluralidade da nossa população e é o que nos diferencia das demais agências formadoras. Pelas avaliações que recebemos dos alunos, o Centec ofereceu o seu melhor”.

Acrísio destacou o esforço inovador que resultou nos novos cursos de Hidrogênio Verde e Inteligência Artificial, os primeiros a serem oferecidos de forma gratuita no Ceará. O curso de Inteligência Artificial foi um dos mais demandados, gerando cadastro de reserva para as próximas turmas. Já o curso de Hidrogênio Verde inaugurou o formato in company ofertado pelo Centec, além de ter sido a formação que inaugurou a plataforma EaD Centec Academy.

Durante o evento, os alunos do curso de Costureiro apresentaram criações desenvolvidas durante as aulas. Já os alunos do curso de Libras Básico formaram o grupo Mãos que Encantam e interpretaram uma música usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A comunidade indígena Tapeba, uma das beneficiadas com os cursos do CVT Fortaleza, fez uma apresentação da Dança do Toré.

Estiveram presentes no evento o coordenador do CVT Fortaleza, Alan Kardec; a coordenadora de qualificação profissional da Secitece, Katiane Queiroz, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, o titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan, e a professora do curso de Hidrogênio Verde, Natasha Esteves.