Alunos da Fatec Cariri aprendem sobre controle de qualidade e fraudes em leite

Image

Os estudantes da disciplina de Tecnologia em Leite e Derivados, da Fatec Cariri estão em processo de aprofundamento de estudos e pesquisas sobre a qualidade do leite e seus derivados, além de investigarem fraudes no alimento. Esses estudos só são possíveis nas aulas práticas. Foi numa dessas aulas que os alunos puderam aprender os conceitos físico-químico e o papel da experimentação investigativa na construção do conhecimento científico, utilizando as ferramentas que garantem a qualidade dos alimentos, com a utilização do laboratório físico-químico para investigar possíveis fraudes no leite.

E a partir de muito estudo, pesquisa e investigação foi criado o LabLeite, um laboratório  público nascido em 2005. Ele faz parte do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (SISPEL), atua no âmbito da pesquisa, bem como de prestação de serviço no ramo qualitativo do leite, também vinculado à Fatec Sertão Central no apoio e suporte às pesquisas dos estudantes. É reconhecida como uma instituição credenciada por vários órgãos competentes, integrando a RBQL (Rede Brasileira de Qualidade do Leite), garantindo a confiança quanto ao rastreamento do produto até seu consumidor final.

O LabLeite atende cooperativas, indústrias de laticínios, órgãos voltados para pesquisa, universidades e produtores particulares. São feitas cerca de 10 mil pesquisas em amostras mensais. Além disso, atua na pesquisa e prestação de serviços na área da qualidade do leite, sem visar o lucro, mas sim garantir a qualidade físico-química e microbiológica do leite comercializados por pequenos produtores, garantindo assim, a segurança e qualidade.

Segundo a professora da Fatec Cariri, Regina Célia Gomes Garcia, a realização de análises físico-químicas do leite, são importantes para o seu controle de qualidade, e é uma possibilidade de atuação do Tecnólogo em Alimentos. “Esse processo de análises é de suma importância para se saber a procedência do alimento, que está disposto a mesa, ainda mais que, uma das grandes demandas da sociedade é o consumo seguro de alimentos em geral.”

Regina ainda ressalta que a população deve ficar atenta para não correr o risco de consumir leite fraudulento. Devendo sempre observar as características sensoriais quanto à cor, sabor, odor e aparência.

 

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br