Aluna da Fatec Cariri apresenta trabalho em congresso de pesquisa e inovação

Image

A aluna do curso de Irrigação e Drenagem da Fatec Cariri e bolsista de iniciação científica da Funcap, Samila Lisboa, esteve, em setembro, apresentando dois trabalhos científicos no IV Congresso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CONPESQ), UFCA — Campus Juazeiro do Norte, sobre a “Influência da salinidade sobre a massa seca das raízes do capim BRS Capiaçu”.

A pesquisa avaliou a influência da salinidade através da água de irrigação sobre a massa seca das raízes do BRS Capiaçu, o experimento foi conduzido em estufa de vegetação, na Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte. Com dados do desenvolvimento das folhas e raízes mediante a irrigação com águas salinas, dados do BRS Capiaçu quando irrigado com diferentes níveis de salinidade e como se comportou a matéria seca da raiz e das folhas.

Além disso, o estudo tem o objetivo de orientar os pequenos produtores sobre a melhor forma de prover alimentação para os animais utilizando o BRS Capiaçu.

O BRS Capiaçu é considerado uma das melhores forragens para gado atualmente, fruto de um melhoramento genético do chamado capim-elefante desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite durante 20 anos e lançado em 2016.

Samila esteve acompanhada pelo seu orientador e professor, Rildson Melo Fontenele.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br