Acrísio Sena e nova diretoria do Instituto Centec tomam posse

Image

A nova diretoria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) tomou posse nesta quarta-feira, 1º de março, na sede do instituto, com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro.

A secretária enfatizou a importância da instituição e disse que a Secitece estará ao lado do Centec no desenvolvimento de novos projetos e no fortalecimento dos que já estão em andamento. “Seguiremos acreditando que a popularização da ciência é o caminho. Levar conhecimento a cada vez mais pessoas transformará nossa sociedade”, pontuou Sandra Monteiro.

O professor Acrísio Sena, ex-vereador e ex-deputado estadual, assume como diretor-presidente da instituição, que é denominada Organização Social (OS) e realiza ações de educação técnica e superior, extensão tecnológica e inovação e de empreendedorismo para o Governo do Ceará por meio de contratos de gestão.

“Com muito orgulho estou assumindo o Instituto Centec. Agora, é unir forças e trabalhar para construir novos caminhos para o desenvolvimento tecnológico do Ceará. Tenho certeza que iremos fazer um importante e relevante trabalho”, afirmou o diretor presidente.

Junto a Sena, tomaram posse também o cientista político Cleyton Monte como Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação; o advogado Luiz Alberto Facó como Diretor Administrativo-Financeiro; e o professor Silas Barros de Alencar, que presidiu o Centec entre 2017 e 2022, assume a Diretoria de Ensino e Pesquisa.

Fundado em 1999 a partir da expansão dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) pelo território cearense, o Instituto Centec mantém contratos de gestão com o Governo do Ceará para desenvolver diferentes ações, dentre elas a manutenção de 28 CVTs, de três Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) e de duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) e a operacionalização do programa Impulsiona Ceará, que apoia empresas integrantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Conheça a nova diretoria

Diretor–presidente: José Acrísio de Sena é professor, formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE). Foi vereador por três mandatos (2008, 2012 e 2016), tendo presidido a Câmara Municipal de Fortaleza no biênio 2011-2012. Entre 2005 e 2008, presidiu o Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Em 2015, assumiu a Coordenadoria de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará. Na eleição de 2018, foi eleito deputado estadual, tendo presidido as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e de Recursos Hídricos.

Diretor Administrativo-Financeiro: Luiz Alberto Facó é advogado. Foi chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza entre 2009 e 2010, diretor administrativo do Instituto Agropolos entre 2011 e 2013 e diretor adjunto do Procon Fortaleza entre 2018 e 2020.

Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação: Cleyton Monte é cientista político, Doutor em Sociologia. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). É articulista do jornal O Povo, do portal Segunda Opinião e da TV Fortaleza.

Diretor de Ensino e Pesquisa: Silas Barros de Alencar é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor e coordenador de curso na Faculdade de Tecnologia Centec Cariri (Fatec Cariri) entre 2000 e 2007 e atuou em funções técnicas na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entre 2007 e 2015. Foi Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Centec entre 2015 e 2017, ano em que assumiu a presidência da entidade.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br