A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central sediou uma ação de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas. Em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Estado do Ceará (Acace), a instituição foi um dos pontos itinerantes da logística reversa promovida pela entidade, que possui três postos físicos de recolhimento das embalagens no Ceará. Nessa ação, realizada no dia 3 de julho, foram recolhidos 800 kg de embalagens de agrotóxicos, entregues por produtores rurais da região de Quixeramobim.
“A realização de mais uma edição da coleta de embalagens de agrotóxicos reforça a importância da conscientização tanto dos produtores quanto da sociedade em geral sobre a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, destaca-se a relevância da logística reversa no processo produtivo, que contribui diretamente para a redução de impactos ambientais. Acreditamos que ações como esta são de grande importância para promover um mundo mais sustentável”, declarou o coordenador de Extensão da Fatec Sertão Central, Willamy Marques. A ação contou ainda com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
Junior Macedo, gestor da Acace, explica que o programa de logística reversa ocorre por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), também conhecido como sistema Campo Limpo. “Nós teremos, provavelmente até o final do ano, quatro postos físicos em funcionamento para atender os agricultores, mas os recebimentos itinerantes, como esse que aconteceu em parceria com a Fatec Quixeramobim, são uma forma de a gente se aproximar mais do agricultor para que ele possa devolver as embalagens dele.”