A convite da Secretaria do Trabalho (SET), o Instituto Centec participou nesta sexta-feira (27), representado pelo coordenador do Projeto Qualificar Mais, Allan Kardec, do Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, apresentando os resultados da primeira edição do Qualificar Mais, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Centec.
Com números que evidenciam a transformação social e econômica, o Instituto Centec reforçou o papel do Qualificar Mais na preparação de profissionais qualificados para as demandas do mercado e para o avanço tecnológico em todo o estado. O evento reuniu representantes de 27 instituições ligadas ao Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas.
Ao todo, 800 turmas foram executadas em quatro eixos educacionais estratégicos: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria, Produção Industrial e Hospitalidade. Das 16 mil vagas ofertadas, mais de 15 mil cearenses foram beneficiados, alcançando uma taxa de adesão de 94,8%.
O Qualificar Mais é realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho (SET), se consolidando como símbolo de inclusão sociodigital e inserção produtiva, com foco direto na geração de emprego e renda. O projeto prioriza grupos marginalizados: mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com a oferta de cursos em diversos espaços em todo o estado como associações, sindicatos, escolas públicas e privadas, instituições religiosas, além das unidades da Rede Centec, CVTs, CVTecs e Fatecs.
Um segunda edição do projeto está prevista para iniciar em setembro deste ano, com ampliação de turmas e foco, ainda mais, na interiorização das oportunidades de qualificação.