Com o intuito de ampliar os cursos voltados para a área cultural, o Instituto Centec se reuniu nesta terça-feira (13), com representantes do Hub Cultural Porto Dragão – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a fim de tratar da ampliação e expansão da parceria firmada entre as instituições.
A ampliação da parceria visa a oferta de novos cursos nas áreas técnicas da cultura e entretenimento no interior do estado, utilizando as unidades CVTs do Centec. Na ocasião, entrou em debate a elaboração do Plano de Formação e Plano de Ação para a renovação da parceria entre os dois órgãos por meio do Termo de Cooperação Técnica que será atualizado com a nova proposta de cursos e municípios atendidos.
Edilina Feitosa, Gestora da Deti, recebeu a equipe do Hub Porto Dragão, composta pela coordenadora de Formação, Rúbia Mercia de Oliveira, do Gestor Executivo, Léo Porto, do assessor de Gestão, Thiago Pinheiro Braga, e também o diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar (IDM) Lenildo Gomes, e ainda o pedagogo do setor pedagógico do Centec, Manoel Casttro.
Como encaminhamento, as equipes dos equipamentos culturais farão apresentação do Plano de Formação com a proposta de novos cursos e quais municípios serão contemplados, conforme a demanda solicitada.
O Instituto Centec e o Hub Cultural Porto Dragão já havia realizado duas formações em 2024, nas áreas de “Sonorização de shows e eventos artísticos” e “Produção de shows e eventos”. Essas formações foram realizadas em parceria com o Iatec Fortaleza, com a articulação institucional da Secretaria da Diversidade (Sediv) e da Secretaria de Igualdade Racial (Seir) do Ceará.