Na tarde desta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa do Ceará sediou, na Sala das Comissões, o debate sobre o Projeto de Indicação nº 147/2025, que propõe diretrizes para ações de letramento digital nas escolas públicas do Estado, com ênfase em inteligência artificial (IA) e sustentabilidade.
A iniciativa do debate partiu do deputado estadual Acrísio Sena (PT), autor do projeto, que tem como objetivo integrar a formação digital crítica dos estudantes à compreensão ética e socioambiental do uso das tecnologias.
Representando o Instituto Centec, estiveram presentes membros da equipe técnica e o diretor-presidente Cleyton Monte, que compôs a mesa e reforçou o compromisso da instituição com a qualificação tecnológica e a formação cidadã da juventude cearense e da formação de professores profissionalizante pelo Programa Educatech, que em nova edição, será direcionado para formação de docentes em áreas da Inteligência Artificial.
O projeto propõe um diálogo contínuo entre especialistas das áreas de educação e tecnologia para garantir uma implementação efetiva e alinhada com a realidade das escolas.
Para o Centec, que atua há mais de 26 anos com formação técnica, inovação e desenvolvimento social, o debate marca um avanço importante na construção de políticas públicas voltadas à educação digital inclusiva e de qualidade.
Atualmente em fase de discussão na Assembleia, o Projeto de Indicação nº 147/2025 representa um passo fundamental para preparar as novas gerações para os desafios do século XXI, promovendo uma educação que forme não apenas usuários de tecnologia, mas cidadãos críticos, conscientes e protagonistas do futuro.