Turma do curso de Energia Solar Fotovoltaica de Brejo Santo realizam aula prática em usina de energia solar da região

Image

É na sala de aula que se constrói aprendizado e gera conhecimentos, mas nada melhor do que aliar os conteúdos teóricos à prática. Os alunos do curso de Energia Solar Fotovoltaica do CVT Brejo Santo sabem bem disso, já que estiveram em campo no último dia 02 (sábado), em visita ao projeto da usina de energia fotovoltaica do Haras Esperança, localizado no distrito de mesmo nome, Esperança.

A aula de campo, também, é uma forma de aproximar o CVT da comunidade por meio do projeto de extensão tecnológica em que leva conhecimento e inovação através da energia renovável, realizando um grande aulão em que aprende os estudantes e a comunidade.

“Aliando as aulas teóricas às práticas, planejamos qualificar melhor nossos alunos e formar mão de obra especializada na região para atender a grande demanda existente. Qualificando em uma área inovadora e promissora que visa gerar emprego e renda, por isso esse tipo de aula fora ambiente do CVT é importante para os alunos poderem vivenciar de forma prática o conteúdo debatido em sala, além de testarem o conhecimento in loco”, afirmou o coordenador do CVT Brejo Santo, Francisco Horley Lucena Teles.

A energia solar fotovoltaica é um segmento que está em crescimento na região do Cariri, com a implantação de dois parques solares, um em Brejo Santo e outro em Mauriti, município vizinho. Esse é o primeiro curso do Centec voltado para o setor de energias renováveis, que acontece no município. São 25 alunos, no turno da noite, com carga horária de 164h/a e duração de 2 meses de capacitação.

Por conta disso, a demanda nesta área vem aumentando exponencialmente na região, trazendo grandes oportunidades para a população, como ressalta Alberto Gomes de Medeiros, aluno do CVT Brejo Santo.

“O curso tem sido muito importante para nossa qualificação nesta área, devido à demanda por profissionais na área que é muito baixa na nossa região. O aprendizado tanto na teoria como na prática são muito importantes, a aula ter sido num parque solar foi muito proveitosa, fizemos o conhecimento de toda a parte estrutural de placas, de ligações, de inversores, de stream box entre outras coisas. Essas aulas nos estimulam a aprender mais, pois a gente consegue visualizar de perto o que ouvimos na sala de aula”, pontua o aluno.

Os CVTs são mantidos pela Secitece por meio do Centec, e promovem educação profissional com a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que incluem aulas teóricas e práticas. Também possuem laboratórios, bibliotecas e outros espaços disponíveis para a comunidade e promovem parcerias institucionais para ampliar o alcance de suas ações. Há 28 CVTs em diferentes cidades cearenses.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br