Sabores de Rua: curso do programa Ceará Sem Fome valoriza culinária popular e estimula empreendedorismo

Publicado em 18 de dezembro de 2025

Beneficiários do programa Ceará Sem Fome estão aprendendo a transformar a comida de rua cearense em oportunidade de renda. Por meio das atividades do eixo + Qualificação e Renda, eles integram as turmas do curso Sabores de Rua, ministradas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Ao todo, foram realizadas 10 turmas em Fortaleza. O curso possui carga horária de 20 horas e envolve boas práticas em manipulação de alimentos, o desenvolvimento de receitas como vatapá, creme de galinha e paçoca – estrelas do famoso pratinho -, hambúrguer, cachorro-quente, churrasco e outras iguarias, além de conhecimentos sobre empreendedorismo.

A cuidadora Jucineide Sampaio França foi responsável por finalizar o creme de galinha, que, segundo ela, teve a contribuição de toda a turma. “Eu sou grata pela oportunidade. Aprendemos juntas em comunhão. Aprendi novas técnicas que vou utilizar nas minhas receitas.”

Cursos

Além das turmas de Sabores de Rua, o Centec também ministra o curso Sabores de Goma em diferentes municípios cearenses. Ao todo, já foram realizadas 55 turmas dos dois cursos, com mais de 2 mil pessoas qualificadas. Novas turmas serão abertas a partir de janeiro de 2026.

“Esse é um momento muito importante, pois encerra as 10 turmas realizadas em Fortaleza. Os alunos são pessoas atendidas pelas cozinhas e é uma forma de poder dar autonomia, principalmente a mulheres, para que possam ter uma fonte de renda e não depender somente das quentinhas do programa”, destaca Sara Ortins, coordenadora da equipe de qualificação do Ceará Sem Fome pelo Centec.

Sobre o Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda
O eixo é formado por um conjunto de ações para capacitar, ajudar a entrar no mercado de trabalho e apoiar o empreendedorismo, visando a autonomia financeira e a superação da situação de insegurança alimentar e nutricional das famílias que fazem parte do programa Ceará Sem Fome.

Os cursos são gratuitos e realizados em todo o estado, abrangendo diferentes áreas. O Instituto Centec executa formações do +Qualificação e Renda por meio da Secitece.