Porto Seco de Quixeramobim contará com profissionais qualificados pelo Centec

Publicado em 27 de agosto de 2025

Na noite de 26 de agosto (terça-feira), foi realizada a aula inaugural dos cursos do Projeto Porto Seco, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Quixeramobim e o Instituto Centec, que marca o início das atividades com a participação de 180 alunos em seis turmas.

A aula inaugural contou com a presença do Diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Silas Barros, que representou o presidente do Centec, Cleyton Monte. Também participaram o prefeito municipal de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o vice-prefeito Rômulo Filho, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa, o Diretor da Fatec Sertão Central Cláudio Gonçalves, o articulador do Sebrae local, Cleverson Carlos, além das pedagogas da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Centec, Ivana Fernandes e Desiree Gondin, secretários municipais, familiares dos alunos e a população local, que marcaram presença para prestigiar o evento.

A primeira etapa do Projeto Porto Seco contemplou seis turmas nos cursos de soldagem, pedreiro básico, eletricista predial, segurança do trabalho, gesseiro e instalador hidrossanitário. A previsão é de iniciar mais duas turmas já na semana seguinte, elevando o total de alunos a 250 participantes. Esta ação visa capacitar e qualificar a população local para o mercado de trabalho, oferecendo novas oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Com o sucesso da primeira etapa, o Projeto Porto Seco avançará em breve para sua segunda etapa, que beneficiará ainda mais 450 pessoas com cursos de qualificação, ampliando o alcance e os impactos positivos para a cidade de Quixeramobim e seus cidadãos.

Quando concluído, o Porto Seco de Quixeramobim deverá faturar aproximadamente R$ 300 milhões por ano e gerar 300 empregos diretos e 1.000 indiretos, totalizando 1.300 novas vagas. Além disso, a previsão é de que a economia local apresente crescimento significativo nos próximos dez anos.

O empreendimento, além de atender Quixeramobim, terá conexão logística estratégica com a Ferrovia Transnordestinae com o Porto do Pecém, ampliando o alcance comercial e consolidando-se como vetor de desenvolvimento econômico para todo o interior do Ceará.