Pesquisadora do Centec apresenta trabalho sobre carcinicultura em congresso no RS

Publicado em 31 de julho de 2025

A professora Dra. Elda Fontinele Tahim, pesquisadora do Centec, representou o instituto no 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) com trabalho que analisa a evolução da carcinicultura brasileira. O evento acontece até esta quinta-feira, 31, na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Intitulado “Evolução da Carcinicultura Brasileira sob a Ótica da Inovação Tecnológica e Produtiva”, o artigo traça uma linha do tempo desde a introdução da criação de camarão no Brasil a partir do estado do Rio Grande do Norte na década de 1970 e distribui a evolução do setor produtivo em cinco fases, conjugando estatísticas e informações para revelar os impactos dos fatores econômicos, sociais, políticos, internacionais e tecnológicos no desenvolvimento e consolidação da carcinicultura no Brasil. Atualmente, o Ceará é o principal estado produtor de camarão.

O trabalho apresentado foi escrito em conjunto com os pesquisadores Fábio da Silva, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Cristine Hermann Nodari, da Universidade Feevale, e Carlos Dias Chaym, da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A professora Elda é também coordenadora da Divisão de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (DPPI) do Instituto Centec.