Publicado em 29 de outubro de 2025
 
                Colaboradoras do Centec participaram nesta quarta-feira, 29, de um aulão de defesa pessoal, com orientações sobre como avaliar cenários de risco de violência e demonstração de técnicas para imobilizar agressores.

A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa da instituição e foi mediada por Aline Amorim e Camila Souza, faixas-pretas em jiu-jitsu.
Sobre um tatame, as participantes tiraram dúvidas e executaram movimentos de defesa baseados em potenciais situações de abordagem e agressão. Segundo Aline, a defesa pessoal transcende a ideia de força física.
“Demonstrar autoconfiança, comunicar-se de forma assertiva e analisar situações ameaçadoras são alguns dos pilares da defesa pessoal. A aplicação de técnicas de defesa em caso de violência não depende necessariamente da força do agressor. No aulão, mostramos pontos sensíveis que as mulheres em situação de agressão podem atacar para defender sua integridade física e dignidade”, explica a atleta, que faz parte do setor de Contabilidade da sede do Centec.