Jogos desenvolvidos no Centec são destaques no Prêmio Ceará Jogos 2025

Publicado em 19 de novembro de 2025

Três jogos desenvolvidos na Rede Centec, por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza, ganharam destaques no Prêmio Ceará Jogos 2025, durante a Mostra de Jogos na Feira do Conhecimento. Dois deles, 85 TOP Trafic Magic e Cage Alone With You, foram criados na Fábrica de Desenvolvimento Centec (Fabdec) e alcançaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Jogos de Empresa; o outro, Project 1Bit, foi desenvolvido durante o curso de Formação Inicial e Continuada, Laboratório Prático em Jogos e conquistou o primeiro lugar na categoria Iniciante.

O jovem de 17 anos, Eduardo Cristian, criou o jogo Project 1Bit, baseado na história em que um rato pixel art precisa coletar os itens de cada fase até chegar ao final. “O jogador vai aprendendo com o tempo a passar dos desafios. É um jogo que fomenta a criatividade e tem mais de uma maneira para resolver o quebra-cabeça das fases”, afirma Eduardo.

Com o incentivo do professor Gabriel Gabas, Cristian decidiu inscrever o jogo para a mostra na Feira do Conhecimento, visando ganhar “experiência” e receber um feedback dos jogadores. “Meu interesse principal era ver as pessoas jogando meu jogo e ouvir as críticas que me ajudariam a aprimorar ainda mais o projeto. Isso é muito importante para nós, desenvolvedores, principalmente no início da carreira”, argumenta. Gabas parabenizou o aluno e o classificou como “excelente programador”. “Lá no evento, outros desenvolvedores elogiaram bastante o jogo do Eduardo, o que ajudou na conquista do primeiro lugar, inclusive se destacando mais do que outros jogos profissionais”, comenta.

Eduardo ainda destaca a influência dos aprendizados que teve durante o curso realizado no CVT. Para ele, esse conhecimento foi essencial para o desenvolvimento do projeto. “A gente teve algumas disciplinas, laboratórios referente a jogos, que explicou desde o básico, que é sobre a produção de jogos, como se organizar em um projeto, como fazer o marketing”, afirma. 

Já na categoria Jogos de Empresa, outros dois jovens alunos da Fabdec, Carlos José e Emerson Alves, conquistaram o pódio com os jogos “85 TOP Trafic Magic” e “Cage Alone With You” respectivamente. Eles concorreram com outros 40 jogos do Ceará.

O jogo do Carlos José simula um carro que faz corridas por aplicativo em Fortaleza. O jogador tem que aceitar as corridas dos passageiros. Esse tipo de jogo de carro normalmente é em mundo aberto e 3D. Ele mistura 3D e 2D, que é raro nessa modalidade. Ele conta que os laboratórios e a estrutura da Fabdec o ajudaram bastante no processo de construção do jogo.


“Lá na Fabdec eu pude finalizar meu jogo, além disso, tive todo apoio dos professores e estrutura para desenvolver melhor o jogo, sem dúvidas é um espaço de muito acolhimento para os desenvolvedores iniciantes do Ceará’, ressalta Carlos José.

Outro jogo premiado foi o do Emerson Alves, o “Cage Alone With You”, um jogo de terror psicológico isométrico em pixel art. Conta a história de um zelador de museu, que num dia comum de trabalho vê um artefato que estava no museu voltando à vida, fazendo dinossauros, outros animais e artefatos históricos voltarem à vida. 

Emerson destaca como o Centec, por meio da Fabdec, o ajudaram, disponibilizando a tecnologia, os equipamentos de notebooks de ponta, mesa digitalizadora e também com os cursos oferecidos no CVT Fortaleza.

“Foi um espaço que me ajudou muito, basicamente em tudo. Principalmente, com os cursos que fiz para fazer capa, entender mais sobre programação e motográfica. É ótimo ter um espaço desse na cidade, com equipamentos de ponta, tudo gratuito e acessível”, conta ele.

A Fábrica de Desenvolvimento Centec (Fabdec) é um centro de inovação no Ceará, localizado no CVT Fortaleza, focado em desenvolver soluções tecnológicas, como protótipos e componentes via manufatura digital. Apoiada pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), a Fabdec recebe recursos para pesquisa, aquisição de equipamentos e capacitação de profissionais na área de desenvolvedores de games e aplicativos.