Publicado em 17 de julho de 2025
A convite da Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará (SEDIH), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para as Pessoas com Deficiência (COEPD), o Instituto Centec participou nesta quinta-feira (17), do evento “LBI 10+ | Uma Década de Inclusão, um Futuro de Acessos”, evento também aporta o Encontro Estadual de Gestores e Gestoras Municipais de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, que acontece na sexta-feira (18).
O evento aconteceu na sede da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH) e marca as comemorações dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), representa um marco fundamental na promoção da cidadania e no combate à discriminação contra pessoas com deficiência no Brasil.
A LBI é uma conquista histórica da luta por direitos humanos e inclusão. Ela garante que pessoas com deficiência tenham acesso pleno à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura, ao transporte, à informação e aos demais espaços da sociedade. A lei também estabelece que a deficiência não anula a capacidade civil da pessoa, assegurando sua autonomia e o direito à tomada de decisões sobre sua própria vida.
Representando o Instituto Centec, participaram a pedagoga da Deti, Viviane Paiva, o professor, Paulo Lima, e a analista técnica da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Luciana Cruz.
“Participar de um evento como este é muito significativo para o Centec e para nós profissionais da educação, celebrar os 10 anos da LBI é uma vivência importante para reiterar a luta pela garantia de direitos a todos. Ver tantos rostos, histórias e trajetórias reunidos em torno de uma causa, uma rede de pessoas que acreditam no poder da inclusão, da empatia e do respeito”, ressaltou Luciana.