Fatec Sertão Central desenvolve pesquisa pioneira sobre silagem de sorgo forrageiro com adição de soro do leite para alimentação animal

Publicado em 25 de fevereiro de 2025

Com projeto de pesquisa pioneiro, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e bolsistas de iniciação científica, da Fatec Sertão Central, Gabrielly de Sousa Bandeira e Antonio Elton Silva de Aquino, estão desenvolvendo juntamente com o professor e doutor, Jefte Arnon de Almeida Conrado, estudo sobre a “Silagem realocada do sorgo forrageiro com a adição de soro do leite”.

Seguindo metodologias científicas rigorosas, a pesquisa busca avaliar a composição bromatológica da silagem realocada de sorgo forrageiro com a adição de diferentes níveis de soro de leite. Com isso, pretende analisar como esse subproduto pode impactar a qualidade da silagem, minimizando perdas nutricionais durante a realocação e promovendo benefícios para a alimentação animal. O estudo envolve a produção e o armazenamento de silagem de sorgo em diferentes condições, variando a quantidade de soro de leite adicionada. Após um período de fermentação, são realizadas análises laboratoriais para determinar sua composição química e nutricional.

Para o professor Jefte Arnon, a pesquisa apresenta benefícios tanto ambientais quanto zootécnicos. “É um estudo que vai reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do soro de leite, melhorar a qualidade da silagem, contribuindo para um maior aproveitamento nutricional pelos ruminantes, além de reduzir as perdas na realocação da silagem, permitindo um melhor desempenho animal”, destaca ele.

A pesquisa contribui para a valorização de subprodutos agroindustriais, promovendo o conceito de economia circular no setor agropecuário. Além disso, reforça a importância da realocação de silagem como estratégia para otimizar a logística de alimentação animal, especialmente em regiões suscetíveis a desafios climáticos, como o Semiárido.

O projeto também busca soluções inovadoras para o desenvolvimento do agronegócio na região, visando mitigar os impactos ambientais e proporcionar alimentação sustentável ao gado.