Publicado em 24 de setembro de 2025
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) concederam nota máxima (5), ao Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri, conforme a avaliação do Índice de Qualidade do Curso realizada pelos dois órgãos.
Uma equipe do ministério avaliou diferentes parâmetros do curso, como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica para definir a nota, que vai de 0 a 5. Também foram realizadas entrevistas com alunos, professores e técnicos-administrativos da faculdade.
A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujo objetivo é qualificar a educação superior brasileira e fornecer subsídios para a tomada de decisões do Ministério da Educação (MEC) e de outros órgãos, além de orientar a melhoria contínua dos cursos oferecidos pela Fatec Cariri.
Esse processo é fundamental para monitorar a qualidade do ensino e apoiar as instituições de ensino superior no aperfeiçoamento de seus métodos e práticas, assegurando a manutenção da excelência acadêmica e pedagógica, de modo que os estudantes recebam acompanhamento eficaz.
Atualmente, a Fatec Cariri conta com dois cursos que obtiveram a nota máxima (5): o Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, avaliado em maio de 2025, e agora o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
A Fatec Cariri é mantida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciada por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.