Cooperação entre instituições pretende estimular economia criativa e inovação em saúde entre jovens do Eusébio

Publicado em 20 de fevereiro de 2026

Uma parceria interinstitucional pretende levar para os jovens do Eusébio e região oportunidades que envolvam economia criativa, inovação em saúde, empreendedorismo e educação profissional. Para tanto, seis entidades estão construindo uma parceria estratégica para gerar diferentes ações nesse sentido.

A proposta envolve o Instituto Centec, a Fundação Oswaldo Cruz, a Associação para Desenvolvimento e Inovação em Saúde (ADTIS), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Prefeitura Municipal do Eusébio e o Instituto Bojogá, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Pirambu Inovation, além de diretores de escolas estaduais e municipais da região.

Representantes das instituições realizaram encontro no dia 13 de fevereiro para articular ações conjuntas que envolvam capacitação técnica, desenvolvimento de projetos, inovação aplicada e estímulo ao empreendedorismo, especialmente em áreas que dialoguem com tecnologia, saúde e economia criativa. Esta foi a segunda reunião do grupo, que se encontrou pela primeira vez no dia 5 de fevereiro no CVT Fortaleza.

O Centec foi representado pela coordenadora do CVT Fortaleza, Fabíola Damasceno, e pelo CEO do Instituto Bojogá, Daniel Gularte, também responsável do Centec pela Trilha de Jogos e Inovação. Também estiveram presentes o pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Odorico Monteiro; a vice-prefeita do Eusébio, Tamara Holanda; e o secretário da Educação do Eusébio, Acilon Gonçalves.