Publicado em 05 de fevereiro de 2026
O cuidado com os animais ganhou protagonismo entre as políticas públicas do Governo do Ceará a partir de ações que cuidam da saúde de pets e protegem animais silvestres. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é aliado dessa política.
Em parceria com a Secretaria da Proteção Animal, foram realizados em 2025 mais de 90 mil atendimentos veterinários, apoiando tutores em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
Acesso
Os atendimentos tiveram entre os principais focos a castração de animais, a microchipagem e a vacinação. Para chegar ao maior número de animais, a Sepa e o Centec mantêm o Pet Ceará Móvel, unidade itinerante que se instala periodicamente nas comunidades, e clínicas credenciadas que recebem os pets cadastrados. Outra ação de saúde foi a distribuição de cerca de 100 mil coleiras antiparasitárias para cães.
A segurança alimentar também é parte da ação conjunta entre Sepa e Centec. Até novembro de 2025, foram distribuídas cerca de 8 toneladas de ração para cães e gatos em todo o estado.
Para Acrísio Sena, diretor-presidente do Centec, os dados demonstram a consolidação de uma política pública contínua e integrada. “É uma iniciativa que alia cuidado com os animais, saúde pública e responsabilidade social, sob a liderança do governador Elmano de Freitas”.