Publicado em 05 de janeiro de 2026
Com nove grupos de pesquisa organizados, as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) conseguiram em 2025 superar a meta estabelecida pela Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI) do Instituto Centec. O número mínimo solicitado foi de cinco grupos. Do total, sete já receberam a certificação do Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse registro oficializa a existência de um grupo de pesquisa e permite o reconhecimento dele tanto pelo CNPq como por outras instituições.
Os nove grupos existentes reúnem professores-pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) Cariri e Sertão Central e têm como objetivo fortalecer e expandir a pesquisa aplicada para atender as demandas regionais.
“Os grupos de pesquisa certificados pelo CNPq são uma importante porta de entrada para a vida acadêmica dos alunos, auxiliando na preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na iniciação científica. Além disso, fortalecem a produção científica regional por meio da troca de experiências e possibilitam a participação em editais de fomento à pesquisa, ampliando o acesso a recursos e a oportunidades institucionais”, explica a professora Doutora Elda Fontinele Tahim, coordenadora da DPPI do Instituto Centec.
As pesquisas realizadas nas Fatecs já foram publicadas em diversos periódicos nacionais e internacionais. “Essas publicações atestam a qualidade e a consistência das pesquisas desenvolvidas nas Fatecs, evidenciada pela aceitação dos trabalhos em periódicos de reconhecido impacto científico internacional. Isso fortalece a visibilidade institucional e a inserção das faculdades no cenário científico global”, ressalta a professora.