Fatecs superam meta de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq

Publicado em 05 de janeiro de 2026

Com nove grupos de pesquisa organizados, as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) conseguiram em 2025 superar a meta estabelecida pela Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI) do Instituto Centec. O número mínimo solicitado foi de cinco grupos. Do total, sete já receberam a certificação do Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse registro oficializa a existência de um grupo de pesquisa e permite o reconhecimento dele tanto pelo CNPq como por outras instituições.

Os nove grupos existentes reúnem professores-pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) Cariri e Sertão Central e têm como objetivo fortalecer e expandir a pesquisa aplicada para atender as demandas regionais.

“Os grupos de pesquisa certificados pelo CNPq são uma importante porta de entrada para a vida acadêmica dos alunos, auxiliando na preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na iniciação científica. Além disso, fortalecem a produção científica regional por meio da troca de experiências e possibilitam a participação em editais de fomento à pesquisa, ampliando o acesso a recursos e a oportunidades institucionais”, explica a professora Doutora Elda Fontinele Tahim, coordenadora da DPPI do Instituto Centec.

As pesquisas realizadas nas Fatecs já foram publicadas em diversos periódicos nacionais e internacionais. “Essas publicações atestam a qualidade e a consistência das pesquisas desenvolvidas nas Fatecs, evidenciada pela aceitação dos trabalhos em periódicos de reconhecido impacto científico internacional. Isso fortalece a visibilidade institucional e a inserção das faculdades no cenário científico global”, ressalta a professora.