Publicado em 01 de agosto de 2025
No mesmo dia em que é celebrado o “Dia do Vira-lata”, dia 31 de julho, a Secretaria da Proteção Animal (Sepa) celebra 2 anos de criação com mais de 100 mil atendimentos realizados no Ceará. A convite do secretário da Sepa, Erich Douglas, o diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte, esteve presente na celebração que ocorreu na sede da Sepa, localizada no Centro de Eventos do Ceará.
Mediante a parceria com a Sepa, o Instituto Centec é responsável pela prestação de serviços essenciais, visando atender às demandas identificadas pela Secretaria. Dentre as áreas de atuação, destacam-se a qualificação profissional, campanhas de educação permanente para controle populacional de animais domésticos, suporte veterinário, infraestrutura, ciência e tecnologia, bem como a produção e divulgação de materiais educativos relacionados à proteção animal.
Desde sua criação, a Sepa oferece atendimento gratuito para cães, gatos e animais silvestres. Até julho de 2025, foram realizadas 27 mil castrações, 67 mil encoleiramentos antiparasitários, 14 mil vacinações antirrábicas e 39 mil consultas e assistências veterinárias, alcançando comunidades antes desassistidas em todas as regiões do Ceará.
Para o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, os dados evidenciam o impacto positivo nestes dois anos de atuação da pasta, com uma gestão integrada e comprometida.
“Agradeço o convite para celebrar o aniversário da Sepa, com uma gestão integrada e comprometida do secretário, Erich Douglas, e o secretário executivo, Marcos Andrade, que está transformando a proteção animal. Além disso, ressaltamos nosso compromisso, como parceiros, em promover o acesso a serviços veterinários de qualidade para todos os animais, gerando um impacto positivo no cuidado e na qualidade de vida dos animais em nossa região”, destacou Cleyton.
Também estiveram presentes na cerimônia, a médica veterinária do Centec, Mayara Felipe, e analista do Centec, Lorenna Cassundé, e demais colaboradores que integram o contrato de gestão entre a secretaria e o Instituto Centec.