Publicado em 16 de janeiro de 2026
Com foco no planejamento das ações de educação profissional para os próximos anos, o Instituto Centec se reuniu com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para discutir propostas de formações a serem ofertadas aos professores da educação profissional da rede estadual e ações a serem desenvolvidas em diferentes regiões do Ceará.
O objetivo foi ampliar a articulação institucional entre as duas instituições, especialmente no âmbito da Coordenadoria de Educação Profissional, responsável pela oferta de cursos técnicos e profissionalizantes integrados ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).
Participaram do encontro o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena; o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte; o diretor administrativo-financeiro (DAF), Alberto Facó; e o coordenador da Educação Profissional da Seduc, Tadeu Celedônio.
Para Acrísio, o diálogo entre as instituições é fundamental para a qualidade das ações formativas. “A educação profissional precisa estar conectada com a realidade das escolas, dos professores e dos estudantes. Esse diálogo com a Seduc nos permite planejar formações mais adequadas e ampliar o alcance das ações no interior do Ceará, fortalecendo o papel do ensino profissional na trajetória dos jovens”, afirmou.
A parceria entre o Instituto Centec e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) é voltada ao fortalecimento da educação profissional no estado, por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes integrados ao Ensino Médio na rede estadual. A atuação conjunta envolve a formação de professores, o apoio às Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e o desenvolvimento de ações que contribuem para a qualificação dos estudantes, alinhando o ensino às demandas educacionais e ao desenvolvimento regional.