Publicado em 04 de fevereiro de 2026
O Instituto Centec e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) lançaram, nesta terça-feira (3), o primeiro Hub de Games do Ceará, iniciativa voltada ao fortalecimento do setor de jogos digitais no estado e à ampliação de oportunidades para quem já desenvolve ou pretende estruturar negócios na área.
Nesta fase inicial, o Hub vai receber projetos de empresas e estúdios na categoria Aceleradora de Negócio, com foco em impulsionar empreendimentos, aprimorar produtos e ampliar a capacidade de atuação no mercado.
A Aceleradora de Negócio foi desenhada para apoiar estúdios e empresas cearenses com orientação especializada, desenvolvimento de estratégias e amadurecimento de modelos de negócio, reunindo ações de formação e acompanhamento para tornar os projetos mais competitivos. A iniciativa integra um conjunto de atividades do Hub que busca conectar criação, profissionalização e crescimento da cadeia produtiva dos games no Ceará, em diálogo com a economia criativa e a inovação.
O anúncio aconteceu durante o lançamento do Hub e contou com a presença do presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; da secretária da Cultura, Luísa Cela; e da secretária executiva da Secitece, Adeline Lobão, reforçando a articulação institucional para a execução do projeto no estado.
Acrísio destacou que o programa beneficia os criadores de jogos e fortalece a economia cearense. “O Hub de Games abre um caminho para os desenvolvedores estruturarem seus projetos e encontrarem suporte técnico para avançar. Queremos transformar talento em oportunidade e ampliar a presença do Ceará no mercado de games”, afirmou.
Para Luísa Cela, “o investimento da Cultura nos games reconhece os jogos como uma linguagem artística e um setor estratégico da economia criativa. Com este Hub, queremos garantir condições para que estúdios e criadores do Ceará tenham apoio, estrutura e oportunidades para desenvolver projetos, gerar trabalho e levar nossa identidade cultural para novas plataformas”, destacou.