Publicado em 14 de janeiro de 2026
Ao lado de representantes do Instituto Federal (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Funcap, Iracema Digital e demais empresas que integram o ecossistema de inovação e tecnologia, o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, se reuniu nesta terça-feira (13), com o chefe da Casa Civil, Chaga Vieira, para tratar da política de transformação digital no Ceará.
O projeto visa a criação do Centro de Inteligência Artificial no Ceará, com foco em estratégias de negociação, governança e desenvolvimento sustentável, apresentado pelo Idealizador do Iracema Digital, o prof. Mauro Oliveira. A proposta, que conta com o apoio do Centec, universidades, instituições e empresas de tecnologia, busca o apoio do governador Elmamo de Freitas para traçar estratégias de implementação de um Polo de Ciência, Tecnologia e Inovação em IA no estado.
“Atualmente, concentramos nossos esforços na atração de datacenters para o estado, reconhecendo sua importância como uma grande oportunidade. Essa visão está explicitada no documento apresentado ao Secretário Chagas Vieira hoje no qual enfatizamos que a chegada de data centers representa não apenas uma oportunidade econômica, mas também um meio de melhorar a qualidade de vida da população”, destaca Mauro Oliveira.
O Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, demostrou concordância com o projeto apresentado, afirmando que ele reflete integralmente sua visão sobre o processo de transformação tecnológica em que nosso estado deve atravessar, com impacto real na vida da população cearense, além de estabelecer uma governança efetiva e promover a participação da sociedade civil e da academia.