Centec e entidades firmam parceria para executar formações do Qualificar+

Publicado em 02 de dezembro de 2025

Como parte do andamento da 2ª Edição do Projeto Qualificar+, o Instituto Centec firmou parceria com cinco entidades para a execução de cursos de qualificação profissional em todo o Ceará. Em encontro realizado nesta terça-feira, a equipe do projeto apresentou os próximos passos das ações para 2026, que têm como objetivo alcançar mais de 24 mil pessoas.

A 2ª Edição do Qualificar+ foi lançada em setembro e iniciou-se com cursos em 08 cidades cearenses. Foram ofertadas 560 vagas em formações que visam à inclusão sociodigital e inserção produtiva.

A partir do credenciamento das cinco entidades, o Projeto será ampliado para todas as regiões do Estado em 2026, abrangendo demandas pedagógicas, operacionais, logísticas e ações territoriais.

Nesta edição, as formações integram cinco eixos: Indústria 4.0; Tecnologias Emergentes; Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial; Sustentabilidade e Empreendedorismo; e Hospitalidade. Em todas elas, o empreendedorismo será trabalhado de forma transversal.

“O Qualificar+ é um projeto estratégico para o Governo do Ceará. Possui metas ousadas e a intenção de chegar a um público diversificado. Nós queremos que todas as ações tenham o selo Centec de qualidade. Estamos alinhados com as entidades credenciadas para que possamos realizar as entregas e atingir os objetivos”, disse o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte.

Confira as entidades credenciadas e os eixos que cada uma vai executar:
Instituto para a Defesa da Cidadania Social (ACFLOR): Tecnologias Emergentes
Instituto Inovar – Tecnologias Sociais e Criativas: Sustentabilidade e Empreendedorismo
Sociedade para o Bem-Estar da Família (SOBEF): Indústria 4.0
Instituto SOS Periferia (ISOP): Hospitalidade
Associação Educacional para Crianças, Adolescentes e Idosos (AECADI): Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial

Sobre o Qualificar+
Lançado em agosto de 2024, o Qualificar+ é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho (SET), e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O Projeto baseia-se na oferta de cursos para promover a inclusão sociodigital e inserção produtiva, com foco no emprego e renda, na autonomia e no fortalecimento social.