Centec e Ceará Sem Fome iniciam curso Sabores com Goma em Majorlândia

Publicado em 12 de janeiro de 2026

O Instituto Centec, em parceria com o programa Ceará Sem Fome, iniciou nesta segunda-feira (12) o curso Sabores com Goma na Cozinha Comunitária de Majorlândia, distrito de Aracati.

A formação reúne vinte alunos e alunas e tem como proposta unir qualificação profissional, segurança alimentar e valorização de saberes tradicionais ligados à gastronomia local.

A abertura do curso contou com a participação da coordenadora do CVT Fortim, Tânia Santana, do técnico em gastronomia do Ceará Sem Fome, Olavo Cavalcante, do pedagogo do programa, Manoel de Castro, e da professora Nicaela Almeida, responsável por conduzir as aulas.

A atividade marca o início de uma jornada formativa voltada ao uso da goma como base para preparações culinárias, ampliando as possibilidades de geração de renda para os participantes.

O curso combina conteúdos teóricos e práticos, com foco no aproveitamento de ingredientes regionais e no fortalecimento da autonomia das pessoas atendidas pelo programa.

A iniciativa integra ações do Governo do Ceará voltadas à inclusão produtiva e ao combate à insegurança alimentar, aproximando a formação profissional das realidades vividas nas comunidades.