Publicado em 08 de agosto de 2025
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) deu início, nesta quinta-feira (8), à série de Seminários de Letramento Digital promovidos em diferentes regiões do Ceará. A abertura ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri (Fatec Cariri), em Juazeiro do Norte, reunindo autoridades, educadores, estudantes e gestores para debater o uso consciente das tecnologias digitais e seus impactos na cidadania.
Com o tema “Letramento Digital: construindo cidadania em um mundo conectado”, a palestra principal foi conduzida pelo diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Igor Paim, que destacou o papel das novas tecnologias na sociedade e a importância de sua utilização de forma crítica e responsável.
O deputado estadual Acrísio Sena apresentou o Projeto de Indicação que propõe incluir o letramento digital como componente curricular na educação pública do Ceará, com foco em inteligência artificial e sustentabilidade. A proposta foi debatida com o público presente.
Também participaram do evento o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Adeline Lobão; e o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte.
A iniciativa busca estimular a cultura digital cidadã, promover a inclusão, a ética no uso da tecnologia e o combate à desinformação. As próximas edições estão programadas para:
Sobral – 15 de agosto, 9h, no auditório do Centro de Educação a Distância (CED);
Limoeiro do Norte – 12 de setembro, 9h, no auditório do CVT Limoeiro do Norte;
Quixeramobim – 26 de setembro, 9h, no auditório da Fatec Sertão Central.