Publicado em 05 de novembro de 2025
Chegando em sua 9ª edição, o Seminário de Letramento Digital desembarcou nesta quarta-feira, 5, no Maciço de Baturité, realizado no Auditório do IFCE do município.
A iniciativa faz parte de uma série de ações sobre o debate tecnológico que busca estimular a cultura digital cidadã, promover a inclusão, a ética no uso da tecnologia e o combate à desinformação.
Para o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, o Centec vem desempenhando um papel importante na formação tecnológica com ética, didática e cidadania, levando o debate para dentro de todas as unidades do Centec.
Ministrado pelo diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Igor Paim, o seminário reuniu o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, o deputado estadual, Acrísio Sena, autoridades, educadores, estudantes e gestores para debater o uso consciente das tecnologias digitais e seus impactos na cidadania.
Igor Paim destacou o papel das novas tecnologias na sociedade e a importância de sua utilização de forma crítica e responsável.
Além disso, o deputado estadual Acrísio Sena propõe o Projeto de Indicação para incluir o letramento digital como componente curricular na educação pública do Ceará, com foco em inteligência artificial e sustentabilidade.
Estiveram presentes no evento a diretora do IFCE de Baturité, Lene Maia, o prefeito do município, Herbelh Mota, o ex-prefeito de Capistrano, Júnior Saraiva, a assessora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Vanessa Vasconcelos, a coordenadora do CVT Canindé, o coordenador do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), Benevaldo Vieira e coordenadora do Setor Pedagógico, Suyane Gisele, e demais autoridades locais.