IFCE e Centec apresentam curso Nós por Nós, voltado para povos e comunidades tradicionais e originários

Image

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentaram na manhã desta segunda-feira ,5, no auditório da reitoria do IFCE, o projeto do curso Nós por Nós”, com proposta de curso na área de Tecnologias digitais e relações etnicorraciais para povos e comunidades tradicionais e originários.

O projeto tem o objetivo de estimular o protagonismo digital dos povos originários e comunidades tradicionais, incentivando o pensamento crítico, a criatividade, a aprendizagem e a capacidade de solucionar problemas por meio das tecnologias digitais, além de criar espaço para produção e compartilhamento de conteúdo digital.

“São povos com uma rica herança cultural e conhecimentos tradicionais que podem ser integrados com a tecnologia moderna para promover o desenvolvimento sustentável, a preservação cultural e a autonomia das comunidades. Além disso, cursos de tecnologia podem abrir oportunidades de emprego e empreendedorismo, capacitando-os a lidar com os desafios contemporâneos e a se manterem conectados globalmente”, destacou o presidente-diretor do Instituto Centec, Acrísio Sena.

De acordo com a proposta, apresentada pela professora e coordenadora de Diversidade Etnicorracial do IFCE (PROEXT), Tatiana Paz, o curso terá três eixos principais. “Os eixos do curso se organizam em três trilhas formativas: a compreensão teórico-política, instrumentalização técnica e as estratégias de marketing digital”, explicou Tatiana.

O reitor do IFCE, Wally Meneses, também esteve presente e destacou a importância da participação ativa das comunidades. “É importante que esses cursos sejam desenvolvidos com a participação das próprias comunidades, levando em consideração suas perspectivas, necessidades e valores. É fundamental garantir o respeito à diversidade cultural e promover uma abordagem inclusiva”, apontou Wally.

O encontro contou com a presença de representantes dos povos Quilombolas e Indígenas, que puderam fazer sugestões e encaminhamentos. Também participaram o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte; a vice-reitora do IFCE, Ana Uchoa, e o Coordenador do Curso Técnico Informática na Web do IFCE (Campus Baturité), Jefferson Gurguri.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br