Docente da FATEC Cariri é contemplado com bolsa que estimula produção científica no interior do CE

Image

O professor Doutor Erlânio Oliveira de Sousa, coordenador do Curso de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC) Cariri, é um dos pesquisadores do Ceará contemplados na seleção do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Destinado a professores de Instituições de Ensino Superior que possuem boa produtividade, o programa tem o objetivo de estimular a fixação de pesquisadores doutores no interior do estado e estimular o crescimento da produção científica, tecnológica e inovação de qualidade com foco no desenvolvimento social e econômico das regiões onde atuam.

Esta é a terceira vez em que o professor Erlânio, que é Doutor em Biotecnologia, é contemplado com os recursos do programa. Segundo ele, a bolsa será aplicada para fortalecer e ampliar os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia de Produtos Naturais (BPN), vinculado ao curso de Tecnologia em Alimentos da FATEC Cariri.

“O grupo de pesquisa, constituído principalmente por alunos bolsistas de Iniciação Científica da Funcap do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri, tem contribuído com a comunidade científica através de divulgação de trabalhos sobre compostos bioativos e suas propriedades biológicas, caracterização nutricional de produtos processados e o aproveitamento de subprodutos para uso no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.”

Durante o ano de 2022, o BPN publicou seis artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Dentre eles, estão pesquisas sobre o uso de farinhas e óleos extraídos da macaúba e do pequi para o enriquecimento de alimentos como biscoitos e sequilhos e sobre a atividade bacteriana intrínseca e associada com antibióticos do óleo fixo extraído da mangaba.

A coordenadora da Divisão de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto Centec, professora Doutora Elda Fontinele Tahim, destaca os amplos potenciais das pesquisas e as melhorias esperadas com a aplicação dos valores do programa.

“O professor Erlânio é um excelente profissional e um grande pesquisador, tem uma constância de publicações impressionante, atualmente tem mais 50 publicações, grande parte delas em revistas internacionais de grande impacto. Ele tem contribuído muito para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnologia do Instituto Centec e para o fortalecimento do curso de Tecnologia de Alimentos da FATEC Cariri. Por conta de seu excelente currículo, ele sempre consegue participar de editais da Funcap. Com isso, consegue melhorar também os laboratórios pela aquisição de equipamentos e insumos para pesquisa que, de certa forma, beneficia a faculdade como um todo Além disso, suas pesquisas têm grande potencial para geração de patentes e, consequentemente, inovação.”

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br